Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 14 de Maio de 2024

Ano novo, atitudes novas
Do Diário do Grande ABC
31/12/2017 | 11:44
Compartilhar notícia


Tenho encontrado muita gente que, talvez como você, busca verdadeiro sentido para a vida e coloca no ano novo toda a esperança. Vida nova requer atitudes novas! Que tal olhar para os fatos que marcam sua história com gratidão no lugar da queixa? Não se trata simplesmente de pensar de forma positiva ou ser indiferente à dor sofrida, é questão de ver as coisas do ponto de vista de Deus, que nos ama e faz com que tudo concorra para o nosso bem (Rm 8,28). Escuto alguns que se queixam sobre as escolhas erradas feitas neste ano e já expressam, de imediato, o desejo de agir do jeito certo no ano que começa, para alcançar a vitória. Até aí tudo bem. O problema é que esta busca constante por ‘se dar bem na vida’ e acertar a qualquer custo tem gerado aflição ao invés de motivação. O apelo constante da mídia oferecendo facilidades para tudo, de certa forma, condiciona ou influencia nossa geração a viver o imediatismo e o sucesso a todo custo, inclusive quando o assunto é encontrar o sentido da vida.

Além de nos deixar tensos e ansiosos ao ponto de não conseguirmos viver o presente, essa situação nos rouba virtude que considero essencial: a esperança. Ela é dom precioso de Deus, que passa a habitar em nós como resultado de experiência pessoal com seu amor. É por isso que a esperança não se compra nem pode vir de fora para dentro, através dos bens que adquirimos ou, por exemplo, do desenvolvimento da inteligência, mas de dentro para fora, pela força do Espírito Santo, que, agindo em nosso interior a partir da liberdade que lhe damos, nos impulsiona a acreditar e seguir em frente, mesmo quando a vida parece ter perdido suas razões. É por isso que, se realmente queremos ‘feliz ano novo’, precisamos dar mais atenção aos ‘gemidos da alma’. Olhar a vida por esta perspectiva faz toda a diferença e sou testemunha disso. Enquanto procurei entender o ‘porquê’ das coisas acontecerem diferentes de como imaginei, além de não ter paz, não conseguia enxergar a beleza nem usufruir dos dons que já havia recebido. Somente quando procurei dar mais atenção à minha alma foi que ouvi, lá no fundo, Deus me dizer: ‘Dá uma olhada à tua volta, reconhece o quanto Te amo, centra teu coração no meu Reino e não te deixes levar pelo que é vão. Abre mão dos teus apegos e Eu te darei, mesmo que seja por meios surpreendentes, a liberdade e a paz que teu coração deseja’. O mais gratificante é que fiz e faço a experiência, e tem dado certo!

Talvez esse recado de Deus seja também para ti. Então, coragem! Começa o ano com calma, gratidão e esperança. Tu não estarás sozinho! Lembra-te que existe um Deus que te ama, deixa-te conduzir por Ele. Tenho certeza que isso dará novo sentido à tua vida e fará com que teu ano novo seja, de fato, feliz!

Dijanira Silva é missionária da Comunidade Canção Nova e locutora da Rádio América 1.410 AM. 

Palavra do Leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Ivete Sangalo; Citroën do Brasil; Museu de Arte Sacra de São Paulo; CFM (Conselho Federal de Medicina); Bianca Sturlini; Florez Comunicação; Christina Florez; Parluto Advogados; MB Comunicação; Guinez International; Rafael Guinez; MV Trevisan; FeinPet; Vita Fair; Garden Market; Taga – Comunicação Estratégica; Guilherme Oliveira; Instituto Frei Luca Pacioli; Thamil – Equipamentos Industriais; Editora LeYa; Equipe LPB – Lucia Paes de Barros; Pedro Osti; MP & Rossi Comunicação Integrada; Daniel G. Fiorotti; Atelier Artístico Sarasá; Família Sarasá; Equipe Viva – Assessoria de Imprensa; Aracy Fuganholi; Espaço Blessed; La Bomba; Mafer – Comunicação Empresarial; Silvia Celani; Bell House Imóveis; Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano; Aparecido Inácio da Silva; [27.CARTAS_TX]<CF51><CW-30>Pedal Santo André; Renata Peres; Blanco Design; NIX Eventos; Oswana Fameli; Fausto Longo; Katia Magrini; Tutto Natural; André, Marina e Camila Tutto; padre Tiago Silva; Studio Kleber Filetto; Otavia Laura; Fernando Torchet; Guerino Barbalaco; Ateliê Fabrizio Allur; Vitor Andrade.


Venha, 2018

Obrigado meus amigos e amigas da Vila Sacadura Cabral, em Santo André, por mais um ano de companheirismo. Hoje temos famílias formadas, mas, mesmo assim, desde nossa adolescência que essa amizade só cresce. Lembro-me perfeitamente de nossas ‘bagunças’ na EE José do Prado Silveira, das ‘peladas’ no campinho que havia ao lado da escola, das excursões do nosso time de futebol mantido pelo Rubinho e das muitas risadas. Espero que possamos nos ver mais vezes em 2018 e, assim, fortalecer essa afeição.

Valter Nunes da Silva
Santo André


Tortura
Dia 24, corações sensibilizados com o Natal. Tudo parece festa. Este Diário publica com destaque reportagem sobre operário submetido a torturas na época mais cruel da ditadura militar que assolou o País, principalmente na década dos passados anos 1960 <CF51>(Política, dia 24)</CF>. Lembranças cruéis, revivendo piores momentos de muitos brasileiros, pelo delito maior de pensar diferente dos donos do poder. A recordação em si parece reviver o sofrimento daqueles tristes dias de repressão, mas também serve para extrair necessárias lições para o presente e para o futuro. De fato, os brasileiros com menos de 50 anos, a maioria do País, por vezes se sentem atraídos pelos cânticos do renascimento do militarismo, confundindo a repressão justa à corrupção imperante com ditadura já experimentada e rejeitada por maioria incontestável da população da época. Essa e outras muitas histórias semelhantes deveriam oportunamente vir a público, para serem inseridas no raciocínio político do eleitorado brasileiro. Não confundir gestão intransigente, nos limites da justiça e das leis vigentes no País, com repressão ditatorial pelas mãos violentas e ensanguentadas de muitos. 

Ruben J. Moreira
São Caetano


Falha
Quando a Justiça tarda ela falha. Veja Paulo Maluf. Deveria estar saindo da cadeia agora e não entrando. Aliás, mostrou-se todo estropiado, mas o cabelinho estava pretinho, pretinho.
Nelson Mendes
São Bernardo

Revitalização
A recuperação da Praça Lauro Gomes, em São Bernardo, é uma conquista deste jornal e sua coluna Memória <CF51>(Setecidades)
Geraldo Nunes
São Bernardo

Protocolo 
Solicito à Prefeitura de São Bernardo, seção de manutenção de praças e jardins, providências quanto ao meu pedido, protocolo número 55.415, efetuado na Rede Fácil em 13 de outubro, pois já se passaram mais de dois meses. Em consulta feita no site <CF51>VcSBC</CF>, o pedido está em análise técnica, porém, com a proximidade das chuvas não há que se esperar mais tempo devido ao forte risco de acidentes e queda, causando muitos estragos.
Walmir Ciosani
São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.