Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Santo André ganhava novas secretárias
Ademir Medici
29/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O 2017 que caminha para o fim foi também o ano do jubileu de ouro das secretárias do Colégio Técnico Senador Flaquer, de Santo André, as que se formaram em 1967.

Aquelas moças, hoje vovós, se organizaram, meio século depois, para um reencontro emocionante. Emoção que elas dividem conosco.

Arlete Feriani separou e nos entregou as fotos. Marilze Piva Azevedo redigiu a crônica que se segue – belíssima crônica.

 

1967-2017

Texto: Marilze Piva Azevedo

 

É chegado 1967. Após três anos de estudos, a formatura iria ocorrer. A formatura de mais uma turma de contadores e secretárias do Colégio Técnico ‘Senador Flaquer’ – mais conhecido como escola do Mattei.

Idas e vindas a Sampa para encontrarmos o tecido do vestido de gala, o vestido do baile. Combinamos fazer do mesmo tecido – brocado lilás, sapatos e luvas roxo batata (a cor da moda).

Escolhido o tecido na 25 de Março, ganhamos, cada uma, o modelo de um estilista da loja.

As formandas eram 21 adolescentes com muito sonho e muita perspectiva de vida.

Tínhamos que pensar também nos vestidos da solenidade mística e outro para a colação de grau.

Eram dias diferentes que mais pareciam de princesas. A solenidade mística, com direito a bênção do anel de formatura, foi realizada na Catedral do Carmo e a foto foi nas escadarias frontais juntamente com nosso paraninfo.

A colação de grau realizou-se no Cine Tangará, que era o top das formaturas em Santo André. O baile de gala nos salões do Jóquei Clube de São Bernardo

A emoção que permeava aquelas adolescentes era indescritível. Sabíamos do presente, mas o futuro era uma incógnita.

Com o decorrer do tempo, fomos nos distanciando até que não sabíamos mais notícias umas das outras. Assim é o tempo.

Graças à tecnologia e às redes sociais, passados 50 anos da formatura eis que tornamo-nos a encontrar para uma singela comemoração. E a emoção do reencontro foi muito grande em saber que todas estavam bem e senhoras de seu destino.

Muita coisa mudou ao longo desse meio século, mas uma permanece intacta – nosso mútuo benquerer. Obrigada Senador Flaquer. Obrigada Valdemar Mattei.

 

A festa de 1967

Oradora: Romislei Melato Nunhes

 

Homenagem póstuma: Santo Veronesi (zelador)

Diretoria: Valdemar Mattei, Ernestina Mostazo Mattei, José Maria Sestilio Mattei e Valdemar Mattei Júnior

Secretaria: Epaminondas de Lucas, Nelson Alves de Souza e Nilson Alves de Souza

Secretariandas: Amélia Tamura, Ana Maria Moretto, Arlete Feriani, Delma Cassioli, Ida Wanderly Teodoro, Kazue Yomura, Kimi Nakanejo, Leda Maria Romanholli, Liliana de Oliveira Costa, Lourdes de Souza, Maria de Fátima Reis, Maria do Carmo Martins, Marilze Piva Azevedo, Marlise Cassini, Mercedes Anson Sangenis, Olga Nanami Takaki, Romislei Melato Nunhes, Sandra Cecília Fiuza, Sonia Maria Corassa, Tereza Neves e Vera Lúcia Massi

 

Nota – A formatura de 1967 foi conjunta com os contadorandos. Aguardamos pelas fotos dos formandos.

 

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 29 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6636

Manchete – Novo piso salarial é de 4.500 cruzados

Diadema – Município industrial, considerado de alto risco, ganhou ontem o primeiro hidrante de uma série de 99. Local: Avenida Fagundes de Oliveira, 1.500. O melhoramento é destaque da Primeira Página, com foto assinada por Alberto Murayama.

Vestibular 1988 – As diferenças entre a Fundação Santo André e a Fundação ABC.

Memória – Os carvoeiros Pieroni, do Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

 

Em 29 de dezembro de...

1917 – São Paulo festeja o primeiro centenário da Paróquia do Brás, com a abertura de uma quermesse no primeiro grupo escolar do bairro.

Depois de inaugurar novo campo de futebol na Rua Augusta, Clube Atlético Paulistano abre nova sede social, na Vila América.

A situação na Rússia. Do noticiário do Estadão: sequestro dos bancos pela Bolsheviki.

1972 – Câmara de Santo André aprova o novo Código Tributário.

Câmara de São Bernardo inaugura estátuas de João Ramalho e Bartira no salão nobre do Legislativo. Obras foram esculpidas em tamanho natural pelo artista Julian Gonzáles Garcia.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 29 de dezembro:

Em São Paulo, Avanhandava. Criado em 29 de dezembro de 1925 e instalado em abril de 1926. No vocábulo indígena, significa ‘forte correnteza’.

Em Minas Gerais, Abadia dos Dourados e Tocos do Moji

Em Santa Catarina, Águas Mornas, Alfredo Wagner, Anitápolis, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Barra Bonita, Benedito Novo, Brunópolis, Pedras Grandes, Rio do Campo, Salete, São Bonifácio e Zorteá

No Amazonas, Anori e Santa Isabel do Rio Negro

Em Pernambuco, Barra de Guabiraba, Camocim de São Félix, Cortês, Cupira, Itapetim, Poção, Riacho das Almas e Santa Cruz do Capibaribe

No Pará, Benevides, Bonito, Capitão Poço, Colares, Jacundá, Limoeiro do Ajuru, Nova Esperança do Piriá, Peixe-Boi, Piçarra, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do

Tauá e Senador José Porfírio

No Rio Grande do Sul, Benjamin Constant do Sul e Dom Pedro de Alcântara

No Piauí, Domingos Mourão

Na Paraíba, Itapororoca e Santa Cruz

 

Santos do Dia

São Tomás Becket

Segundo

Primiano

 

AMANHÃ EM MEMÓRIA

A colação de grau no Cine Tangará e o baile de gala no Jockey Clube de São Bernardo, às margens da piscosa Represa Billings.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.