Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Setecidades
>
Premiação
São Bernardo vence Desafio de Redação

O jovem Matheus Bastos de Oliveira, 17 anos, ganhou bolsa integral de estudos na USCS

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
24/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Aluno de São Bernardo foi o grande vencedor da 11ª edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário e correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), que teve como tema O Lixo Nosso de Cada Dia. A premiação, realizada ontem no ginásio da universidade, garantiu uma bolsa de estudos integral da USCS a Matheus Bastos de Oliveira, 17 anos, estudante da EE Metalúrgico Luis dos Santos, no bairro Montanhão.

A dissertação do estudante foi selecionada entre 104.451 redações de alunos das sete cidades. O nervosismo que tomou conta do jovem nos minutos que antecederam a revelação do ganhador se transformou em emoção, que o levou às lágrimas. “Estou muito feliz e, no fundo, eu sabia que iria vencer”, disse ele, que cursará Tecnologia da Informação.

Ao todo, foram entregues 48 prêmios (entre TVs 20 polegadas, bicicletas e notebooks), em seis categorias.

A cerimônia de premiação foi apresentada por Robson Nunes, ator nascido em São Bernardo e que entre seus trabalhos tem o filme que conta a história de Tim Maia, no qual viveu uma das fases da vida do cantor. O artista destacou a relevância do tema escolhido para ser tratado pelo público juvenil. “Colocar os jovens para discutir (o assunto), desde muito cedo, começa a se encontrar soluções sobre esse lixo, conscientiza a população e, por consequência, diminui o desperdício. Acho muito nobre o tema”, falou.

O reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, lembrou a proporção que o Desafio de Redação já alcançou. “Em 11 anos, foram mais de um milhão de redações, com discussões de importantes assuntos.”

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), prestigiou o evento e salientou que, mais do que colocar os jovens para refletirem sobre assuntos que impactam no cotidiano, faz com que o debate seja disseminado. “Além de envolvê-los, envolve as famílias, cria um ambiente de divulgação, de formação de opinião”, pontuou o chefe do Executivo.

“Este ano conseguimos mais de 100 mil textos. São mais de 100 mil pessoas se conscientizando da importância de se reciclar o lixo e servindo como divulgadores dessa questão. Imagina o efeito que isso vai ter lá na frente”, comentou o diretor de Redação do Diário, Evaldo Novelini.

O Desafio de Redação é correalizado pela USCS, com patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.

 

TORCIDA

O evento também premiou a escola com torcida mais animada. A EE Visconde de Mauá, do município mauaense, levou cheque de R$ 3.000. A quantia será repassada à APM (Associação de Pais e Mestres), que decidirá como será investida.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.