Obituário Titulo Obituário
Obituário - 22 de junho de 2017
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/06/2017 | 09:00
Compartilhar notícia


ROSA MARIA DA PAZ
(São Paulo, Bela Vista, 13-8-1944;
Mauá, 19-6-2017)

O legado de Rosa Maria Galvão da Paz é muito rico, em suas várias facetas:
1 - A colaboradora da Memória, preocupadíssima em difundir a história local. Levados por ela, fomos à sua mãe, Rosa Viola Galvão, que trabalhou no Departamento do Pessoal de uma antiga cerâmica. Dona Rosa manteve as fichas dos antigos funcionários, subsídios importantes à história de Mauá, além de servir aos antigos empregados necessitados de documentos para a aposentadoria.
2 – Rosa da Paz, a dirigente do Museu de Mauá, zelosa, prestativa, aglutinadora.
3 - A recuperadora da obra de Emeric Marcier, com seus afrescos emoldurando a Capela da Santa Casa de Misericórdia de Mauá.
4 - A pintora, artista plástica, a autora de uma obra que se insere entre as grandes criações que, de Mauá, alcançaram o mundo, em exposições e salões nacionais e internacionais, que lhe renderam vários prêmios.
Vale esta definição: “Mesmo com estilo próprio, as produções de Rosa Maria da Paz dialogam com obras de Portinari, Picasso e Di Cavalcanti”.
De Rosa da Paz, fala sua amiga, a professora e curadora Cecília Camargo:
? As artes plásticas estão de luto. Nossa grande artista Rosa Maria da Paz nos deixou. Partiu após uma longa doença. Sua ausência física será muito sentida pela família, pelos amigos e pelos admiradores de seu extenso trabalho, a artista plástica.
? As obras de Rosa da Paz sempre transmitiram alegria e foram de grande qualidade. Sua atuação na área cultural também foi muito importante, inclusive sendo diretora do Museu Barão de Mauá, deixando sua contribuição para a preservação da memória da cidade.
? Hoje parte alguém que dedicou toda uma vida pela arte e pela cultura. Deixa sua marca e seu legado através das obras que a tantos inspirou.
? Não chegou a participar da abertura da exposição da reinauguração da Pinacoteca de Mauá, com a Mostra Coletiva de Artistas Mauaenses, pois já estava muito doente. Mas a obra de Rosa Maria da Paz está lá à vista de todos, encantando as crianças e adultos que visitam a exposição e se identificam com sua obra.

???

Rosa Maria da Paz apenas nasceu em São Paulo. Com 10 dias estava em Mauá. Filha de Lázaro Galvão e de Rosa Viola Galvão, era casada com Ermindo Lúcio da Paz, pais de Marco Antonio e Ermindo Lúcio. Residia e tinha estúdio na Vila Bocaina. Foi sepultada no Cemitério da Saudade, em Vila Vitória, na sua Mauá.



Santo André

Massaki Okida, 54. Natural de Santo André. Residia em Santo André. Dia 19, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.


São Bernardo

Purcinio Rodrigues da Silva, 92. Natural de Itapeva (SP). Residia no bairro dos Finco, Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo. Dia 19. Cemitério dos Casa.

Eleozina Vicente Ramazotti, 88. Natural de Ibirá (SP). Residia no Jardim Las Palmas, em São Bernardo. Dia 20. Cemitério dos Casa.

Minervina do Vale, 84. Natural de Boa Viagem (CE). Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 18. Cemitério Municipal de Boa Viagem (CE).

Joana Rosa da Silva, 81. Natural de Brumado (BA). Residia no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Dia 18. Jardim da Colina.

Manuel Vieira, 81. Natural de Jaú (SP). Residia no bairro Taboão, em São Bernardo. Dia 19. Cemitério dos Casa.

Maria de Lurdes Sant’Anna, 77. Natural de São Paulo (SP). Residia em Guarulhos (SP). Dia 18, em São Bernardo. Cemitério do Carmo, em Itaquera, São Paulo (SP).

Walter dos Santos, 75. Natural de São Bernardo. Residia no Centro de São Bernardo. Dia 18. Cemitério de Vila Euclides.

João Mendes Couto, 72. Natural de Lavinia (SP). Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 19. Crematório Jardim da Colina.

Vladimir Barbosa, 61. Natural de São Bernardo. Residia no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Cemitério dos Casa.

José Antonio Moreira, 57. Natural de Águas Belas (PE). Residia no Jardim Las Palmas, em São Bernardo. Dia 18. Cemitério dos Casa.

Homero Carlos de Souza Ferraz, 43. Natural de Pirassununga (SP). Residia no bairro Independência, em São Bernardo. Dia 18. Cemitério dos Casa.

Wilson Teixeira Pita, 42. Natural de São Bernardo. Residia no Parque São Bernardo, em São Bernardo. Dia 18. Jardim da Colina.

Bárbara Vitória Pereira Marques, 20 anos. Natural de São Bernardo. Residia no bairro Taboão, em São Bernardo. Dia 17. Jardim da Colina.

Mauá

Arlinda Silaibi, 97. Natural de Visconde do Rio Branco. Residia no Parque Senhor do Bomfim, em Taubaté (SP). Dia 20. Vale dos Pinheirais.

Gilmara Silva Santos, 35. Natural de São Paulo (SP). Residia no bairro Sumarezinho, em São Paulo (SP). Dia 20. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Hercília Cavallari Massagardi, 86. Natural de Piracaia (SP). Residia no Centro de Ribeirão Pires. Dia 20. Vale dos Pinheirais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;