Setecidades Titulo Educação
Estudantes da rede estadual do Grande ABC passam por avaliação

Testes de Português e Matemática serão ferramenta para diagnosticar dificuldades

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
19/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Os 268,6 mil estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio das 328 escolas da rede estadual no Grande ABC passam por avaliação diagnóstica até o dia 28. A prova tem o objetivo de identificar as habilidades e competências dos alunos de acordo com cada idade, bem como suas dificuldades, além de servir como base para planejamento futuro das aulas.

Em todo o Estado, 3,6 milhões de estudantes de 5.000 escolas farão o teste, composto por dez questões objetivas e dissertativas de Matemática, dez questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, além de redação. A prova foi elaborada pela Pasta de acordo com o aprendizado previsto para cada série no currículo único da rede estadual de ensino.

A avaliação deverá ser aplicada durante o período de aula pelos próprios professores das turmas. Para isso, cada educador recebeu manual denominado Comentários e Recomendações Pedagógicas, capaz de auxiliar tanto no diagnóstico dos problemas quanto nas estratégias de recuperação que deverão ser aplicadas.

Conforme explica a dirigente regional de ensino de São Bernardo, Suzana Aparecida Dechechi de Oliveira, a avaliação, que ocorre há dois anos, representa uma ferramenta a mais para a equipe de gestão escolar, e não processo para dar nota aos alunos. “A partir dos resultados, temos as informações necessárias para o replanejamento das aulas para o segundo semestre”, afirma.

De acordo com a dirigente, a possibilidade de acompanhar a evolução do aluno com dados concretos de aprendizado é essencial para a manutenção da qualidade na educação. “É importante saber onde o aluno está e onde ele pode chegar de maneira individualizada”, comenta. Outro benefício destacado é definir se a classe em questão precisa de professor auxiliar, disponibilizado na rede estadual de ensino.

Os cerca de 89 mil alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio atendidos pela rede municipal das sete prefeituras não participarão da avaliação.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;