Setecidades Titulo Transporte
Terminal concluído
permanece fechado

São Bernardo finaliza as obras da estação no
Riacho Grande, mas equipamento está sem uso

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
19/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Mesmo depois de ter as obras concluídas, o terminal de ônibus do Riacho Grande, em São Bernardo, segue inutilizado. A reconstrução da estação – desativada em abril de 2011 após acidente com caminhão – deveria ter sido finalizada em 2012. Apesar de o equipamento estar pronto, a Prefeitura ainda não definiu data para a inauguração. Sem a abertura do terminal, passageiros da região têm de se espremer em dois abrigos improvisados na Rua Antônio Caputo.

A equipe do Diário esteve no local na tarde de ontem e constatou que o terminal está em condições de funcionamento, inclusive com sinalização e 30 assentos disponíveis. São duas plataformas, sendo uma com quatro linhas em direção a bairros centrais da cidade e outra para os seis itinerários com destino a lugares nas proximidades, como Parque Estoril, Cocaia e Capelinha. Sem funcionar, a estação foi transformada em estacionamento para moradores e comerciantes do entorno.

Apesar da demora para a finalização, os usuários do sistema municipal de Transportes elogiam a construção do terminal. Mesmo assim, passageiros temem que, após a inauguração, haja mudanças nos itinerários das linhas que atendem os bairros da região. “Estão dizendo que, ao chegar no Riacho, teremos de descer do ônibus e fazer baldeação aqui. Tenho medo que isso prejudique a integração”, reclama o açougueiro Luís Cláudio Veríssimo Silva, 30 anos. Com o Cartão Legal, é possível utilizar, em dias úteis, três linhas municipais em 90 minutos, pagando apenas uma tarifa de R$ 3. Passageiros que não possuírem o bilhete eletrônico terão de desembolsar outra passagem.

Já o padeiro Erinaldo Aparecido Leite, 40, considera que a estação será benéfica para o bairro. “Haverá mais conforto, pois, nesses pontos de ônibus, a gente toma mais chuva embaixo deles que fora”, ironiza. Por outro lado, ele salienta que seria importante se o terminal também fosse atendido por linhas com destino a outros municípios, principalmente à Capital. “Os ônibus intermunicipais que passam por aqui só vão para Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Muita gente que mora aqui trabalha em São Paulo e, com isso, tem de descer no Centro de São Bernardo para fazer baldeação”, lamenta.

A Prefeitura informa que o terminal, que recebeu o nome de Tereza Suster, está em fase final de acabamento e que, “no momento, estão sendo feitas reuniões com a população para divulgação do esquema operacional de transporte coletivo, que contará com integração e seccionamento de algumas linhas”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;