Memória Titulo Memória
Lembrança do cinquentenário

Santo André, em festa, celebra o centenário do prédio do velho 1º Grupo Escolar

Ademir Medici
12/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André, em festa, celebra o centenário do prédio do velho 1º Grupo Escolar, a Escola Professor José Augusto de Azevedo Antunes. E como foi a passagem dos 50 anos do mesmo prédio, hoje sede do Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa? A resposta está no programa que publicamos.

Toda história está no próprio museu, em exposição que contempla o centenário do prédio. E a homenagem oficial será amanhã, na Câmara de Santo André.

SESSÃO SOLENE

Quando – amanhã, às 19h

Local – Câmara de Santo André

Iniciativa – vereador José Montoro Filho

Oradora oficial – vereadora Elian Santana

Homenageados – museólogo Wilson Stanziani, Inajá Bevilacqua, professor Eduardo Fracchin, assistente social e professora Maria Inês da Costa

Cronologia de uma escola secular

(Notícias publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo)

Será nomeado o corpo docente do Grupo Escolar de São Bernardo (Santo André), pronto para funcionar (edição: 4-7-1914).

Da seção ‘Instrução Pública’: despacho de ontem. Decreto criando o Grupo Escolar de São Bernardo, com anexação de três escolas femininas do bairro Ipiranguinha, regidas pelas professoras Alice Muller Moreira, Branca Giuliodori e Alice de Abreu Costa; bairro da Estação, regida pela professora Alzira de Almeida Lisboa; escolas masculinas: duas escolas do bairro da Estação, regidas pelos professores Licinio Cardoso Franco e José Augusto Leite Franco; e do Ipiranguinha, regida pelo professor Francisco de Almeida Garreti (edição: 7-7-1914).

Da seção ‘Instrução Pública’: despacho de ontem. Por decreto foi nomeado o professor da escola de São Bernardo José Augusto Leite Franco para exercer, interinamente, o cargo de diretor do grupo escolar daquela localidade (edição: 9-7-1914).

Causou aqui geral agrado a nomeação do professor José Augusto Leite Franco para dirigir o novo grupo escolar (edição: 11-7-1914) – continua.

Hoje

- Dia Internacional da Juventude

- Dia Interamericano de Qualidade do Ar

- Dia do Cortador de Cana

- Dia Nacional das Artes

- Dia Nacional de Luta Contra a Violência no Campo e por Reforma Agrária.

Diário há 30 anos

Domingo, 12 de agosto de 1984 (ano 27, nº 5595)

Manchete (do enviado especial a Brasília, Roberto Gazzi) – Convenção do PDS escolhe Maluf (candidato à Presidência da República)

Política – Grande ABC dividido no Colégio Eleitoral. Posição dos quatro deputados federais da região: Raimundo da Cunha Leite e José Mendes Botelho anunciam seus votos no candidato das oposições, Tancredo Neves; Felipe Cheidde e Djalma Bom, contrários ao sistema indireto de votação.

Ribeirão Pires – Prefeito Valdírio Prisco inaugura quatro bibliotecas/ramais: Vinicius de Moraes (na EEPG do Parque Aliança); Jorge Amado (EEPG de Vila Suíça); Carlos Drummond de Andrade (EEPG do bairro Santa Luzia); e Cecília Meireles (Escolas do Sesi-80).

Em 12 de agosto de...

1904 – Ramiro Colleoni, comerciante, nasce em São Bernardo.

- Fundado o Botafogo (Rio de Janeiro).

1909 – Noemio Spada, professor, nasce em São João da Boa Vista, um dos defensores da criação do Museu de Santo André.

1914 – A guerra na Europa. Manchete do Estadão: o rompimento de relações entre a França e Áustria; os alemães batidos em Seraing; a situação financeira das praças de Londres, Paris e Berlim.

1984 – Inaugurado o Crematório de Vila Alpina, sem nenhuma cremação naquele dia.

Santos do dia

- Inocêncio XI (1611–1689). Bem-aventurado. Papa. Chamado de ‘O pai dos pobres’.

- Beatriz

- Euplúsio

- Felicíssima

- Graciliano

- Hilária

- Isidoro Bajanka

- Joana Francisca de Chantal

- Tito de Alencar

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Cananeia, o segundo mais antigo do Brasil – o primeiro é São Vicente, ambos fundados por Martim Afonso de Souza. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;