Cultura & Lazer Titulo Arte
Diferentes visões da mesma família

Exposição ‘Triplopia’ fica em cartaz na Pinacoteca de São Caetano até outubro

Luís Felipe Soares
02/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma troca de ideias familiar toma conta da Pinacoteca de São Caetano. Linguagens como pinturas, fotografias, estêncils e esculturas feitas por Gregório Gruber, 62 anos, e seus filhos Lorena Hollander, 30, e Lúcio Tamino, 31, mostram suas diferentes percepções do mundo na exposição especial Triplopia. A mostra, montada pela Fundação Pró-Memória da cidade e com curadoria de Tatiane Santa Rosa, fica em cartaz até 31 de outubro.
 
Esta é a segunda vez que eles juntam suas artes. O nome da atração veio por meio de pesquisa em torno dessa reunião. “Queríamos algo que remetesse ao número três. Vimos que triplopia é quando uma pessoa tem uma espécie de visão tripla das coisas e achamos que caia bem com o nosso objetivo. São as nossas visões misturadas em um único lugar”, explica Lúcio Tamino. “É um trabalho coletivo, mas não estamos sempre juntos. Existe a afinidade por sermos família e também temos dificuldades dentro dessa intimidade. Nesses momentos de união, é enriquecedor ver como cada um lida com o trabalho e com toda a arte de sua própria forma.”
 
Morador da Serra da Cantareira, Tamino traz para o Grande ABC algumas telas em óleo e acrílico que exploram temas variados, desde a natureza do local onde mora até as manifestações populares nas ruas – caso de Máscara, na qual retrata um dos símbolos das agitações urbanas. O patriarca aparece com algumas pinturas e estudos em esculturas, entre elas a chamativa Lennon, feita de bronze nos anos 1980 em homenagem ao cantor e compositor norte-americano John Lennon. Já Lorena tem realizado experimentos em torno de imagens, com fotomontagens e utilização de efeitos de backlights, na qual a luz parece ser emanada da própria fotografia. Um dos destaques do acervo da jovem é Tremor, da série UrbanosSoma.
 
“Há espaço para coisas mais tradicionais e outros trabalhos com pegada contemporânea. Vamos sempre testando novas técnicas e a linguagem a ser usada surge no meio do descobrimento das informações. Isso vem muito pelo fato de que nosso ensinamento, que vem desde o nosso avô (o artista Mário Gruber), não é muito acadêmico”, diz Tamino.
 
As cores, formas e estilos desenvolvidos pelo trio agora têm a missão de dialogar com o público. O desafio é saber como as pessoas vão receber suas observações sobre o mundo. Segundo o rapaz, “cada um que for visitar a mostra tem sua própria percepção. Há quem não goste de muita coisa, mas o importante é que a mensagem está passada”.
 
Triplopia – Exposição. Na Pinacoteca de São Caetano – Av. Dr.Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4223-4780. Seg. a sex., das 9h às 17h; sáb., das 9h às 13h. Grátis. Até 31/10. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;