Memória Titulo Memória
‘Salve a seleção’ e o grito do bicampeonato

Nas resenhas que temos publicado sobre as Copas mais antigas dos nossos leitores...

Ademir Medici
06/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Nas resenhas que temos publicado sobre as Copas mais antigas dos nossos leitores, chamam a atenção vários aspectos. Destacamos dois:

1 – Naquele tempo (1950, 1958, 1962, 1966 e, até, 1970) não havia a decoração das ruas como se viu nas últimas Copas.

2 – O marketing, como hoje conhecemos em torno da verde-amarela, era diferente.

As imagens que escolhemos hoje comprovam o que dizem os nossos leitores. O marketing, chamado simplesmente propaganda, fazia-se em torno da formação clássica dos nossos jogadores, como a foto do bicampeonato que o Augusto Toldo enviou. E mesmo na comemoração do bi, o preto-e-branco das fotos do acervo da indústria Martini, de Rudge Ramos, coincidia com a vestimenta discreta da delegação e do público.

“Salve a Seleção”, dizia o painel da Martini (hoje seria folder). “Salve a Seleção”, respondemos nós – e nosso grito independe do resultado do jogo contra a Colômbia, na sexta-feira.

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário,

Cubinho em: PECADO. O ANO: 1980.

Visite exposição na Biblioteca Central da Umesp.

Até 31 de julho

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 6 de julho de 1984 – ano 27, nº 5563

Manchete – Tumulto e agressões contra os líderes do PDS em Brasília – PDS, sucessor da Arena, partidos de sustentação do regime militar

Esportes – Santo André é penta dos Jogos Regionais, disputados em Cubatão.

Estradas – Em 5 de julho, o fim da gratuidade dos pedágios à noite na Via Anchieta.

Santos do dia

- Domingas

- Isaias

- Maria Goretti, virgem e mártir (Corinaldo, Ancona, Itália – 1890-1902). Camponesa. Tinha 12 anos quando foi assassinada pelo jovem Alexandre Serenelli, que procurou seduzi-la. Canonizada por Pio XII, em 1950. Padroeira de Utinga, em Santo André.

Em 6 de julho de...

1934 – Iracema Mathias Roca nasce em Ribeirão Pires. Historiadora. Como uma formiguinha, muito contribuiu para a organização do Museu Municipal Família Pires.

1979 – Paschoalino Assumpção, de Santo André, visita a sede da Fifa, em Zurick, na Suíça.

Hoje

Dia Internacional do Cooperativismo

Falecimentos

Alexandre D’Agostini

(São Caetano 1-4-1927 – 30-6-2014)

O homem, o industriário, o esportista. Hoje será celebrada a missa de 7º dia em homenagem ao Xandu, apelido familiar e amigo de Alexandre D’Agostini, ex-presidente do São Caetano EC. Local: Matriz Velha do bairro Fundação, às 18h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;