Política Titulo Julgamento de Lula
São Bernardo terá amanhã esquema de Segurança especial

Orlando Morando anuncia reforço no policiamento devido ao julgamento de Lula, em Porto Alegre

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
23/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Facebook


São Bernardo terá esquema especial de Segurança, amanhã, por conta do julgamento de recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito ontem à noite pelo prefeito Orlando Morando (PSDB)

Entre as medidas estão reforço no policiamento da GCM (Guarda Civil Municipal) durante todo o dia e nas operações de trânsito para evitar bloqueios de vias importantes.

Além disso, a Prefeitura enviará ofício à PM (Polícia Militar), comunicando sobre o risco de encontro entre manifestantes pró e contra o ex-presidente. Na sexta-feira, a residência de Lula, na Avenida Francisco Prestes Maia, bairro Santa Terezinha, foi palco de protestos, que acabaram dispersados pela PM.

De acordo com o prefeito, a operação especial visa justamente evitar possíveis conflitos em diversos pontos da cidade. “As forças poderão agir para evitar qualquer tipo de problema. A ideia é evitar que grupos favoráveis e contrários se encontrem e que também não ocorram obstruções em ruas e avenidas. O cidadão não pode ter o seu direito de ir e vir bloqueado”, destacou o tucano.

Morando afirmou ainda que a administração não destacou pontos específicos para atuação durante o dia. “Vamos monitorar todos os pontos e teremos efetivo extra da GCM. A PM será comunicada para que envie reforço para garantir a ordem, não se pode ter nenhum tipo de descontrole”, comentou o prefeito.

VIAGEM
O ex-presidente Lula deve viajar hoje para Porto Alegre. A informação foi passada pela presidente nacional do PT, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann.

De acordo com a dirigente, o petista deve retornar ainda hoje para São Paulo e sua visita será de agradecimento. “A decisão é de coração, ele quer agradecer quem está se deslocando para apoiá-lo e para apoiar a democracia”, afirmou a parlamentar, em suas redes sociais.

Ontem, a Prefeitura de Porto Alegre e o governo do Rio Grande do Sul também anunciaram série de medidas especiais para garantir a Segurança durante o julgamento. Segundo o esquema, serão feitos bloqueios de ruas no entorno da sede do TRF, a Guarda Municipal terá trabalho integrado com a Brigada Militar e será feito monitoramento eletrônico por câmeras.

O gabinete de Segurança gaúcho conta com a participação do Exército, da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Por sua vez, boa parte dos petistas do Grande ABC deve acompanhar a decisão da Justiça na Praça da República, região central da Capital, e pode seguir até a Avenida Paulista.

O julgamento do recurso será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal oficial do TRF-4. Embora não seja praxe essa abertura de imagens simultâneas das sessões criminais, os desembargadores autorizaram a medida ao considerarem tratar-se de caso excepcional. A análise está marcada para começar às 8h30, com previsão de término por volta das 15h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;