Política Titulo Investimentos
Região pode garantir até R$ 8 milhões com ações voltadas ao turismo
Por Humberto Domiciano
Diário do Grande ABC
06/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques 29/6/17


A adequação dos sete municípios do Grande ABC para o recebimento e desenvolvimento de projetos ligados ao turismo pode acrescentar até R$ 8 milhões aos cofres públicos da região.

A estimativa, feita pelo Consórcio Intermunicipal, leva em consideração o recebimento de verbas estaduais tanto do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), que contempla as estâncias turísticas, quanto os MITs (Municípios de Interesse Turístico).

O enquadramento dos municípios começa pela elaboração dos planos diretores de turismo. Na região, apenas São Bernardo concluiu o projeto, enquanto Santo André e Ribeirão Pires (que já é estância) estão estruturando seus programas.

“Todos os municípios têm chance de se enquadrarem e se analisarmos o Estado todo, talvez não se tenham 140 cidades (número máximo de enquadramento) que possam conseguir essa classificação. Fazendo a lição de casa há possibilidades”, afirmou o coordenador do grupo de trabalho de Turismo do Consórcio, Fernando Bonisio, que também chefia a área em São Bernardo.

Por outro lado, o grupo regional não possui números sobre os valores que seriam acrescentados em relação aos setores de hotelaria, gastronomia e outros serviços com o estímulo do turismo.

“Estamos tentando fazer um convênio com alguma entidade educacional, como o Senac, para que tenhamos informações sobre esses temas e que possamos elaborar planos diretores para a região”, constatou Bonisio.

PROJETOS - São Bernardo pretende se enquadrar como MIT e aposta no turismo industrial. O programa municipal registra parcerias com empresas como Scania, Masipack e Mercedes-Benz, entre outras.

Já Santo André possui projeto de PPP (Parceria Público-Privada) para construção de Centro de Convenções e ainda conta com atrações históricas, como Paranapiacaba, e de natureza, como o Parque do Pedroso.

Por sua vez, Ribeirão Pires, que é estância turística desde 1998, informou que está retomando ações na área e firmou neste ano convênio com o Senac para o desenvolvimento de atividades voltadas ao fortalecimento do turismo na cidade. A gestão do prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB) pode apresentar, em breve, projeto de lei de incentivos a empreendimentos do setor turístico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;