Política Titulo
Para Serra, crise econômica é a maior desde governo de João Goulart
04/03/2015 | 19:47
Compartilhar notícia


No primeiro discurso realizado da tribuna do plenário ontem, o senador José Serra (PSDB-SP) criticou o histórico da atuação dos governos do PT na área econômica. "Estamos diante de uma crise econômica de grande tamanho. Não me lembro de uma crise tão acentuada e tão difícil quanto esta na economia brasileira. Incluam aí os anos do João Goulart, os anos do Collor, quando aquele governo recebeu a herança de 90% ao mês de inflação, fez o Plano Collor, etc. A meu ver, a situação hoje é mais difícil", afirmou o tucano.

Na análise dele, que disputou a presidência da República por duas vezes (2002 e 2010), os problemas na área econômica tiveram origem no segundo mandato do ex-presidente Lula (2007-2011). "Na verdade, um pouco antes, da segunda metade da década passada. Foi nessa oportunidade que, de alguma maneira, se pôs o ovo da serpente da nossa crise. E olhem que a economia brasileira, na década passada, enfrentou ou desfrutou de uma situação de bonança externa como não houve no século XX inteiro", ressaltou.

"O governo Lula cometeu a façanha de fazer uma política de juros em elevação, apesar da abundância de dinheiro externo. Em geral, o governo procura subir juros quando tem escassez de divisas e precisa atrair dinheiro. Então, precisa criar um diferencial entre a taxa doméstica de juros e a taxa internacional. Mas, naquela época, nós estávamos nadando em divisas, não era necessário subir os juros", emendou.

Na análise do tucano entre as consequências geradas com a manutenção dos juros altos está uma possível desindustrialização do País. "O Brasil se desindustrializou sob o ímpeto dessa política, paradoxalmente, comandada, não digo nem que conscientemente, por um ex-operário industrial, que comandou a desindustrialização brasileira", criticou.

Ao falar sobre o atual governo Dilma, José Serra considerou que a petista utilizou os mesmos artifícios na área econômica, mas num cenário mundial diferente. " A Dilma teve, também, uma colher de chá da oposição, uma oposição pouco veemente para o desgoverno que já caracterizou o seu período de administração. Mas o governo foi fraco e, principalmente, diante dos desafios que se lhe apresentavam. Afinal de contas, governo existe para antecipar os acontecimentos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;