Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
MEMÓRIA
O ferramenteiro da VW reunido: pela 30ª vez
Por Ademir Médici
15/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“O ferramenteiro antes de tudo precisa ser um profissional com capacidade de ter uma visão 3D do produto que será fabricado.”

Cf. Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Ferramenteiro: profissional capaz de confeccionar a mão e em máquinas, bem como de calibrar, moldar ferramentas e seus sistemas de fabricação.”

Cf. Dicionário Online de Português (Dicio).

Sábado importante para a categoria dos ferramenteiros da Volkswagen do Brasil, este ofício tão nobre para a metalúrgica da indústria automobilística, como são os marceneiros para a indústria moveleira de São Bernardo, outrora a “Capital do Móvel do Brasil”. Hoje os veteranos da ferramentaria da Volkswagen do Brasil celebram 30 anos de encontros anuais, consecutivos, completando Bodas de Pérola.

“Venha participar do evento que nenhuma outra montadora no mundo realiza demonstrando esta união há tantos anos”, comenta Arnaldo Gonçalves Moita, um dos organizadores, ao lado de Darcy Ferreira, Natalino Alves, Rubem F. Garcia, Valter B. Silva e Sergio Savane.

O encontro será hoje, entre 10h e 17h, na Rota do Frango com Polenta, bairro Demarchi (Florestal).

Hoje tem futebol no Pacaembu

E o Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) realiza hoje, sábado, a partir das 8h30, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, a sua 102ª reunião. O espaço é o de sempre, o Auditório Jornalista Armando Nogueira, ao lado do Museu do Futebol.

O professor Rafael Casé, autor de sete livros publicados sobre o Botafogo de Futebol e Regatas e alguns de seus ídolos, estará presente. Falará, por exemplo, sobre o seu livro mais recente: “Somos todos Carlito”, com a biografia de Carlito Rocha, uma das mais emblemáticas figuras da vida esportiva brasileira.

Na segunda parte da reunião, a exposição de dois freqüentadores assíduos do Memofut: Alexandre Andolpho e Rodrigo Saturnino Braga. Eles farão a apresentação do livro “O Negro do Futebol Brasileiro”, de Mario Filho.

Coordenação: Darcio Ricca, autor, ao lado de Max Gehringer, do livro “Sete Atos, um Final?”, que investiga a derrota histórica do Brasil para a Alemanha, na Copa de 2014.

Diário há 30 anos


Quinta-feira, 15 de setembro de 1988 - ano 31, edição 6858

Manchete – Governo altera impostos e aumenta carga tributária.

Estradas – No primeiro dia de vigência da Lei Seca nas estradas estaduais paulistas, a Dersa autuou ontem vários estabelecimentos da Via Anchieta.

Informática – Mercado de software crescerá sete vezes em 1989.

Movimento Sindical – Bancários da rede privada decidem manter a greve.

Guido Fidelis (crônica) – O difícil acordo em tempo de greve.

Em 15 de setembro de...

1953 – Companhia Cinematográfica Vera Cruz lança a comédia “Família Lero-Lero”, com Valter Davila no papel principal.

1963 – Guido Poianas, artista plástico, faleceu às 10h de ontem em Santo André. Deixa para a cultura do Grande ABC um acervo de centenas de trabalho.

- Marino Lozio, da Rhodia Têxtil, escolhido ontem o operário padrão 83 da região.

1988 – Miguel Guillen falece quando dirigia reunião da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Santo André. Figura importante do movimento sindical e social do Grande ABC. 

Hoje

- Dia da Musicoterapia e do Musicoterapeuta.

- Dia do Cliente

- Dia Internacional da Paz

Santos do Dia

- A devoção a Nossa Senhora das Dores, ou “Madonna Addolorata”, em italiano, é muito antiga. Evoca o sofrimento de Maria quando do flagelo e morte do seu filho Jesus.

- Catarina de Gênova

- Nicomedes

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 15 de setembro:

- Em São Paulo, Limeira, Avaré, Guará, General Salgado e Euclides da Cunha Paulista

- No Ceará, Baixio, Itaiçaba, Orós e Umari

- No Mato Grosso, Barra do Garças

- No Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu

- No Espírito Santo, Ibitirama

- No Paraná, Jaguariaíva e Ponta Grossa

- Em Goiás, Orizona.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.