Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
O hospital de Piraporinha. O sonho de quem acreditou. E dos que pedem justiça
Ademir Medici
21/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Envio uma preciosa carteira de sócio número 4.153, do então Hospital Popular Bom Jesus de Piraporinha. Esta carteira de sócio atesta – sem titubear – que o atual Hospital Municipal de Diadema é de fato e direito dos diademenses.”

Cf. João Paulo de Oliveira, Memória, 15-7-2018.

A história do Hospital Popular Bom Jesus de Piraporinha é rica. Envolve muita gente que acreditou num empreendimento que teve imensa publicidade nos jornais do início da década de 1960. E que comprou ações, pagando regiamente e, é claro, muitas vezes com sacrifício.

Também neste assunto, a construção da memória é fundamental, como se depreende do artigo a seguir, devidamente ilustrado por documentos colecionados (e regiamente pagos) ao longo dos anos.

Li (em Memória) o texto do colaborador João Paulo de Oliveira sobre o Hospital de Piraporinha. Meu avô, Luiz Bof (1906 - 1970) também foi sócio-fundador desse Hospital (carteirinha nº 1589), outrora denominado Samcil, tendo sido, inclusive, agraciado com Diploma de Honra ao Mérito.

Concordo com o Sr. João quando ele diz que essa documentação atesta que o hospital é, de fato e de direito, não só dos diademenses, mas de todos aqueles que de alguma forma ajudaram na sua construção. 

Que o atual prefeito reveja sua posição com relação a esse hospital e honre o nome de seu tio (ex-prefeito Lauro Michels), o idealizador do empreendimento, (e honre também) o nome e a memória de muitos que acreditaram nesse sonho, (portanto) que (o hospital) seja considerado patrimônio público municipal. Que seja revitalizado e volte a ser referência.


Diário há 30 anos

Domingo, 21 de agosto de 1988 – ano 31, edição 6837

Manchete – Partidos se unem contra os dois turnos.

Rádio – A Grande ABC FM, do grupo Diário do Grande ABC, muda o nome a partir das 12h deste domingo. Vai se chamar Scala 99 FM. A nova torre está instalada no prédio número 326 da Avenida Paulista. Alcançando 189 kw de poder irradiante, a nova Scala 99 FM será a emissora mais potente de São Paulo. Na coordenação geral, Keller Dotto.

NOTA – A Scala marcou época na radiodifusão paulista pela sua programação musical clássica, diferenciada. Do nome Grande ABC FM trouxe o legado de ter sido premiada cinco anos seguidos pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, inclusive na categoria Destaque.

Em 21 de agosto de...

1913 – Joanin Marson nasce em São Bernardo. Radicou-se no Batistini, tornando-se zelador da capela de Santo Antonio e deixando material escrito sobre a história do bairro.

1918 – O Brasil Futebol Clube, do Distrito de Santo André, reorganizava-se, criando uma diretoria provisória com o engenheiro Emílio Cordes, José Luiz Flaquer Júnior, Antonio Flaquer, Paulo Garcia e Gino Gianotti.

NOTA – O Brasil era o chamado “clube dos Flaquer”, com campo de futebol em plena Rua Bernardino de Campos, no Centro de Santo André, ao lado da casa do senador Flaquer.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: o avanço das tropas alemãs continua; Nancy, na França, bombardeada pelos aeroplanos alemães; submarino italiano ‘S7’ põe a pique um navio austríaco no Ártico.

1928 – Padre Carlo Porrini, vigário da Matriz de Santo André, envia ofício à Sociedade Italiana de Mutuo Socorro Savoia, pedindo ajuda à campanha de construção da igreja de Nossa Senhora do Carmo, futura catedral.

1963 – Congregados marianos do Grande ABC realizam sua última grande concentração.

NOTA – Ex-congregados e ex-filhas de Maria voltariam a se reunir 25 anos depois, em 22 de agosto de 1988, na Matriz de Santo André.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 21 de agosto:

Em Goiás, Chapadão do Céu

No Rio de Janeiro, Nilópolis, Porciúncula e São João de Meriti

Na Bahia, Wagner

Fonte: IBGE

Hoje

Dia da Habitação

Santos do Dia

Ciríaca

Humbelina

Pio X (Riese, Itália 1835 – Roma 1914). Foi papa de 1903 até a sua morte. Seu lema, “Tudo restaurar em Cristo”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.