Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Dia dos Pais: dicas para gastar pouco
Por Idec
09/08/2018 | 07:09
Compartilhar notícia


O Dia dos Pais se aproxima e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) separou cinco dicas para comemorar a data de um jeito criativo. Opções de presentes não faltam, e o melhor de tudo é que não é preciso gastar muito para agradar os pais de sua vida.

Pensar em como surpreender seu pai nem sempre é tarefa fácil. Fugir do óbvio realmente é um desafio, mas o que muitas pessoas esquecem é que algumas cidades e locais planejam programações especiais para celebrar a data. Shows, peças de teatro e exposições podem ser ótimas opções de programas para curtir o dia juntos.

Caso seja necessária a compra de ingressos, fique atento à cobrança de taxas abusivas e injustificáveis, como as de impressão, de entrega ou para a retirada em pontos físicos. Embora não haja uma lei que proíba a prática, você pode contestar as cobranças no Procon de sua cidade ou no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, argumentando que nesses casos não houve nenhuma comodidade ou prestação de serviço.

Seu o pai é o tipo de pessoa que passa muito tempo confinado em casa ou trabalho? Que tal andar de bicicleta em um parque próximo a sua casa ou fazer aquela trilha que você sempre quis, mas nunca encontrou companhia?

Além de fazer exercícios, as opções ao ar livre são, geralmente, mais baratas e te ajudam a economizar. Outro benefício é a possibilidade de conversar com seu pai com calma e sem interrupções. Assim, você pode compartilhar histórias do seu dia a dia e ele as dele.

Outra alternativa de presente é o chamado DIY (sigla em inglês para faça você mesmo). Há diversas opções e ideias fáceis de serem encontradas na internet. Basta escolher a que faz mais o estilo dele. Além de ajudar o meio ambiente ao reutilizar materiais que já possui em casa, a grande vantagem é presenteá-lo com lembrança criativa feita por você, gastando pouco.

Aproveite a data para fazer um almoço ou jantar especial para seu pai. Mesmo que você não seja um chef, pode cozinhar refeições simples e muito saborosas. A dica é comprar os ingredientes fresquinhos em uma feira orgânica. Além de serem produzidos de maneira ambiental e socialmente sustentável, esses produtos não possuem agrotóxicos.

Nem sempre é possível preparar um dia super fantástico para os pais de sua vida. Contudo, para não deixar o dia passar em branco, tente pesquisar na internet ou em lojas próximas a você, alguma lembrança que demonstre o seu amor.

Vale lembrar que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) não obriga os fornecedores a trocar os produtos que não apresentam defeitos, isto é, por motivo de cor, tamanho ou gosto. A loja só é obrigada a trocar a mercadoria caso tenha prometido. Sendo assim, é aconselhável que peça que essa promessa esteja assegurada por escrito.

Além disso, caso efetue a compra fora do estabelecimento comercial, você tem sete dias úteis – contados a partir da data de recebimento – para desistir da compra e receber o reembolso, de acordo com o artigo 49 do CDC. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.