Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Diarinho
>
Tira-dúvidas
Por que temos marcas de nascença?

Marcas e sinais de diferentes tipos podem aparecer e devem ser analisados por médicos

Tauana Marin
Diário do Grande ABC
22/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


As chamadas marcas de nascença são manchas que podem se formar e ‘maquiar’ a pele das pessoas antes mesmo do seu nascimento, no período em que o feto se desenvolve na barriga da mãe. Elas podem ter influência genética (quando os pais possuem a característica e a passa para os filhos por meio do código genético, o DNA) ou racial, com aspectos mais comuns em certos grupos de raças diferentes. Há casos que não necessariamente têm explicação lógica para sua existência.

Um dos casos mais populares é a mancha mongólica, que aparece na região do bumbum e é mais presente em negros e asiáticos. Como esse tipo de sinal pode parecer com coloração roxa na pele, igual como se fica após sofrer forte impacto que fica dolorido pouco tempo depois, é comum os pais acharem que o bebê se machucou durante o parto. Conforme seu crescimento, percebe-se que a marca permaneceu.

Essas marquinhas também podem se desenvolver ao longo dos anos e simplesmente desaparecerem à medida em que ficamos mais velhos, a exemplo dos hemangiomas infantis (proliferação de vasos sanguíneos que aparece como mancha, geralmente, vermelha).

OUTRAS MARCAS

Além das manchas, as pintas também são comuns na pele. A maioria delas aparece durante nosso crescimento e enquanto envelhecemos. Elas permanecem no corpo durante toda a vida e podem ter influência genética a serem passadas para outras gerações.

Tanto as pintas quanto as manchas podem ser retiradas, tudo vai depender do tamanho da lesão e da origem dela, sendo necessária pequena cirurgia para determinados casos. Tratamentos com laser são alternativa. Vale lembrar que, no caso da extração, uma cicatriz ficará na pele.

A visita ao dermatologista (médico de pele) é recomendada para que haja avaliações constantes dessas características e sua evolução ao longo da vida de cada pessoa.

É necessária maior atenção com manchas localizadas perto dos olhos e do nariz, além de acompanhar se a área estiver causando dor de algum tipo

Pergunta de Marcelo Henrique Ribeiro da Silva, 13 anos, de Ribeirão Pires.

Consultoria de Daniela P. Taniguchi, dermatologista do Hospital Estadual Mário Covas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.