Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Ameaças de represália começam a aparecer
Fábio Martins
03/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Funcionários da Prefeitura de São Caetano que, internamente, têm defendido a exoneração do secretário municipal de Cultura, João Manoel da Costa Neto (PSDB), vêm sofrendo ameaças de tucanos de bico duro do governo. Há sinalização de represália – vinda do grupo que bancou a indicação de seu nome – sobre quem falar na possível demissão do titular da Pasta, que sofre desgaste junto à classe artística, principalmente depois de ter se ausentado da conferência de Cultura, que serviu para debater o futuro da área. Desde o episódio, houve casos de constrangimento e falta de esclarecimentos. Duas audiências com João Manoel já foram marcadas para discutir problemas relacionados ao setor. A situação que envolve pitadas de instabilidade parece que está longe de terminar no Paço.

BASTIDORES

Aviso inesperado
Segundo suplente do tucanato de São Bernardo, o parlamentar Samuel Alves (PSDB) teria sido avisado da intenção do atual secretário de Esportes e vereador licenciado, Alex Mognon (PSDB), de retornar ao Legislativo para pavimentar uma candidatura a deputado em outubro. A conversa, de acordo com fontes internas, é que o clima ficou tenso na base de apoio do prefeito Orlando Morando (PSDB) por conta da situação. O fato é que Samuel participou da reunião semanal para discussão de projetos da Câmara.

Manifestação
Grupos ligados à direita marcaram para hoje manifestação em diversos locais do País, inclusive no Grande ABC, na tentativa de pressionar o STF (Supremo Tribunal Federal) no caso do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sob o slogan “ou você vai ou ele volta”. Na região haverá concentração no Paço de Santo André, ao lado do Fórum. Em Diadema, acontecerá no Terminal Metropolitano. Ambos, a partir das 18h. Já em Mauá se dará em frente ao Mauá Plaza Shopping, às 19h30. No mesmo horário em São Caetano terá ato na Praça dos Imigrantes. Na cidade de São Bernardo, o protesto ocorre mais cedo, às 17h30, na Igreja Matriz.

Bete no Paço
Integrante da bancada de oposição ao governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), a vereadora Bete Siraque (PT) foi vista ontem chegando no décimo andar do Executivo, local onde ficam os gabinetes do tucano e do núcleo duro. Não se sabe ao certo o motivo da conversa, mas a visita causou estranheza. A postura petista na Câmara é criticada, nos bastidores. Isso porque há avaliação de que o discurso da bancada, com cinco componentes, tem sido ameno. Boa parte dos projetos do Executivo contabiliza aval de todos os parlamentares.

Mais uma sugestão ao governo
Tchacabum (PRP), vereador de Mauá, colocou seu nome à disposição do governo do prefeito Atila Jacomussi (PSB) para entrar na disputa como candidato a deputado federal pelo PRP, em dobrada com o pai do chefe do Executivo e presidente da Câmara, Admir Jacomussi (PRP). O cenário ainda está indefinido se o dirigente do Legislativo virá a estadual ou pleiteará vaga no Congresso. E tem outros quadros da base buscando candidatura, como o líder do Paço na Câmara, Fernando Rubinelli (PDT).

Última assembleia de Palacio?
Secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fabio Palacio (PR) é tido como nome certo nas urnas, possivelmente brigando por cadeira na Assembleia Legislativa. A reunião de hoje na entidade regional, portanto, pode ser a última com a participação do republicano – há necessidade de desincompatibilização do cargo. Palacio promoveu evento no dia 25 para comemorar seus 40 anos. Considerado um termômetro à disputa, cerca de 3.500 pessoas compareceram no ato. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.