Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Obituário
>
Obituário
Obituário - 10 de março de 2018
Do Diário do Grande ABC
10/03/2018 | 10:07
Compartilhar notícia
Ademir Medici


Gisela Leonor Saar
(Santos, SP, 21-12-1931 – Rio Grande da Serra, 9-3-2018)

Será sepultada hoje (sábado, 10), às 15h, no Cemitério São Sebastião, em Rio Grande da Serra, o corpo da advogada e historiadora Gisela Leonor Saar. O velório está ocorrendo na casa onde ela residia, à Rua Victor Breithaupt, 112, Jardim Maria Paula, a poucos quarteirões da Estação Ferroviária de Rio Grande da Serra. Dra. Gisela faleceu ontem, às 14h.


A família da Dra. Gisela Leonor Saar chegou à Estação Rio Grande, da Estrada de Ferro São Paulo Railway, em 1899. O casal Victor Breithaupt e Mathilde Rogner adquiriu 153 alqueires de terras, dos quais fazia parte a Chácara Pinheiro, hoje Jardim Maria Paula. Adquiriu, ainda, a serraria que pertenceu a um dos primeiros vereadores do antigo Município de São Bernardo, Máximo Pollack.
De origem alemã, a família Breithaupt fornecia madeira serrada à indústria Streiff, de Santo André, uma das primeiras do Grande ABC. Forneceu, também, madeira para obras de ampliação do Porto de Santos.

Um dos sete filhos do casal, Edith Breithaupt, casou-se com Arnold Saar. Foram os pais da Dra. Gisela. Dona Edith foi, sem dúvida, a grande mestre da filha. Ensinou a ela o amor à natureza e à história da pequenina estação, origem do sétimo município do Grande ABC.
Advogada brilhante, Dra. Gisela transformou-se em historiadora. Sua casa, primeiro ao lado da estação, depois no Jardim Maria Paula, tornou-se o principal centro cultural de Rio Grande da Serra. Por anos se constituiu, na prática, em verdadeiro museu e centro de estudos históricos. Ali foram realizadas reuniões do Gipem – o Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC. E ali Dra. Gisela recebia estudantes e pesquisadores interessados na história da cidade.

A principal ação da Dra. Gisela Leonor Saar foi impedir a derrubada da histórica capela de São Sebastião e, num segundo momento, lutar pela sua reconstrução, garantindo-a como um dos principais bens histórico-culturais de Rio Grande da Serra.
Dra. Gisela Leonor Saar foi a principal realizadora do 7º Congresso de História do Grande ABC, sediado em Rio Grande da Serra em 2002, ao ar livre; mesmo adoentada, e com dificuldades para caminhar, ela foi homenageada e aplaudida no 14º Congresso, que se realizou em 2017.

Nos encontros preparatórios deste último Congresso, Dra. Gisela doou à Municipalidade dois volumes encadernados com a história da Capela de São Sebastião, construída no século 16.

Ela comandava um grupo de antigos moradores na idealização de um livro com a história de Rio Grande da Serra. Por causa da sua saúde frágil, o livro não foi concluído. A ideia inicial visava lançar o livro durante o Congresso de História de 2017.

Crédito da foto – Ademir Medici

ÚLTIMO ATO. Gisela Leonor Saar fala durante o 14º Congresso de História do Grande ABC, na manhã de 10 de novembro de 2017 no palco do Teatro Municipal de Rio Grande da Serra: ela é a grande historiadora da cidade


Santo André

Yasuharu Sato, 100. Natural do Japão. Residia na Vila Bela Vista, em Santo André. Dia 8. Crematório Vila Alpina.

José da Fonseca, 98. Natural de Portugal. Residia na Vila Guiomar, em Santo André. Dia 8. Crematório Jardim da Colina.

Amado Manoel de Souza, 87. Natural de Cataguases (MG). Residia no Jardim Santo André, em Santo André. Dia 8. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

João Canovas, 80. Natural de São Paulo (SP). Residia em
Santo André. Dia 8, em São Bernardo. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Aparecida de Lourdes Fumeiro Ricciardi, 78. Natural de Monte Azul Paulista (SP). Residia na Vila Assunção, em Santo André. Dia 8. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Eliza da Silva Rodrigues, 72. Natural de Machado (MG). Residia no Parque Novo Oratório, em Santo André. Dia 8. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Marlucia Batista Dalaglio, 58. Natural de Ibitiuva (SP). Residia no Jardim Milena, em Santo André. Analista de treinamento. Dia 8. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Jorge Braga Neto, 58. Natural de Sobral (CE). Residia em Santo André. Dia 7, em São Bernardo. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

José Raul Barros da Silva, 84. Natural de São Bento do Una (PE). Residia no Parque São Diogo, em São Bernardo. Dia 7. Cemitério dos Casa.

Geraldo da Conceição Silva, 78. Natural de Januária (MG). Residia no Jardim Belita, em São Bernardo. Dia 7. Cemitério dos Casa.

Roberto Barna, 76. Natural de São Paulo (SP). Residia no Centro de São Bernardo. Dia 6. Jardim da Colina.

Agenor Neves de Souza Filho, 76. Natural de Neves Paulista (SP). Residia no Jardim Brasília, em São Bernardo. Dia 7. Crematório Jardim da Colina.

Antonio Amâncio Gomes, 63. Natural de Terra Nova (PE). Residia no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Dia 7. Cemitério dos Casa.

Roberto Henrique Matias, 59. Natural de São Bernardo. Residia no bairro Jordanópolis, em São Bernardo. Dia 7. Cemitério de Vila Euclides.

Heitor Liberato da Silva, 57. Natural de São Bernardo. Residia no bairro Taboão, em São Bernardo. Dia 6. Cemitério da Paulicéia.

Fabiano Oliveira da Silva, 36. Natural de Santos (SP). Residia em São Vicente (SP). Dia 7, em São Bernardo. Cemitério Campo Celestial, em São Paulo (SP).

Maydi Carolina Gonçalves Dias, 29. Natural de São Bernardo. Residia no bairro dos Casa, em São Bernardo. Dia 7. Cemitério dos Casa.

São Caetano

Emea Venâncio, 88. Natural de Vargem Grande do Sul (SP). Residia no bairro Olímpico, em São Caetano. Dia 8. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Antonio Manoel Almendros Garcia, 63. Natural de São Paulo (SP). Residia na Vila Nova, em São Paulo (SP). Dia 8. Crematório Vila Alpina.

Diadema

Maria da Costa, 89. Natural de Pouso Alegre (MG). Residia na Usina Piratininga, Zona Sul de São Paulo (SP). Dia 8, em Diadema. Vale dos Pinheirais.

Alice Sousa da Silva, 86. Natural de Volta Grande (MG). Residia no Centro de Diadema. Dia 7. Cemitério Municipal.

Joaquim Gonçalves, 85. Natural de Ibitiara (BA). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 7. Cemitério Municipal.

Elisabete Dutra Libanio, 71. Natural de Miguelópolis (SP). Residia no Jardim Canhema, em Diadema. Dia 8. Cemitério Municipal.

Maura David Silva Santana, 68. Natural de Jacaraci (BA). Residia no Jardim Inamar, em Diadema. Dia 8. Vale da Paz.

Ricardo Aparecido Felício, 43. Natural de Diadema. Residia no bairro Eldorado, em Diadema. Dia 7. Cemitério Municipal.

Mauá

Lovegilgildo Roberto Marciano Leite, 70. Natural de São Paulo (SP). Residia no Jardim Zaíra, em Mauá. Dia 8. Cemitério Santa Lídia.

Jair Zoanon, 70. Natural de Santa Rosa de Viterbo (SP). Residia no Jardim Zaíra, em Mauá. Dia 8. Vale dos Pinheirais.

Mario Yashinobu Motizuki, 64. Natural de Adamantina (SP). Residia no Jardim Araguaia, em Mauá. Dia 8. Cemitério Santa Lídia.

Rita de Cássia de Almeida, 52. Natural de Ouro Fino (MG). Residia no bairro do Brás, em São Paulo (SP). Dia 8. Cemitério Santa Lídia.

Isaac Alves Moreira, 32. Natural de Santo André. Residia na Vila Assis Brasil, em Mauá. Dia 8. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Nereire Bugni Cobre, 86. Natural de Suzano (SP). Residia na Quarta Divisão, em Ribeirão Pires. Dia 7, em Diadema. Cemitério São João Batista, em Suzano (SP).

Maria Vieira dos Santos, 73. Natural de Mata Grande (AL). Residia no bairro Santana, em Ribeirão Pires. Dia 8, em Santo André. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.