Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Escola mapeia as águas de Rio Grande da Serra
Ademir Medici
07/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O Congresso de História realizado em Rio Grande da Serra está para completar cinco meses desde o seu encerramento. E Memória ainda tem muito a falar do certame. Enquanto não se pensar no próximo, Santo André 2019, procuraremos manter vivos aqueles momentos empolgantes ilustrados por este logotipo dos meninos do bairro da Pedreira. Acompanhem.

Um dos pontos altos do 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017, foi a exposição do projeto Rios e Ruas da cidade. A iniciativa foi do Sesc, com o apoio do Departamento Municipal de Cultura.

Antes do Congresso, o Sesc realizou junto aos educadores locais uma oficina e uma expedição. Foram envolvidos os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

"Esse processo culminou na confecção de um mapa e um pequeno vídeo de cerca de dois minutos”, informa Jefferson Alves L. Santos, do Sesc Santo André.

O vídeo foi finalizado durante o congresso, e nele apresentado. Simples e completo. O verdadeiro documento fez parte da mesa ‘Arqueologia das Águas’.

Memória inicia tratativa com o Sesc para exibir o vídeo no programa Memória, do DGABC TV.

MANANCIAIS

O município de Rio Grande da Serra ocupa área de 37 quilômetros quadrados, entre Ribeirão Pires, Suzano, Santo André e Paranapiacaba (que é distrito de Santo André). O território está todo em área de mananciais, e seu referencial é a Bacia do Rio Grande, que com seus afluentes formam o chamado “braço Rio Grande”.

As águas que formaram a Represa Billings, na segunda metade da década de 1920 – quase um século atrás –, encobriram boa parte deste sistema hídrico. As águas represadas encobriram a cidade antiga. Elas determinaram o deslocamento do centro urbano em direção à Capela de São Sebastião. Fenômeno ocorrido na mesma época na outra Vila Rio Grande, hoje centro do distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

ACESSO DEMOCRATIZADO

Os mapas municipais e metropolitanos focalizam este emaranhado a partir da corrente do Rio Grande (ou Rio Jurubatuba). E agora, graças ao trabalho do Sesc, os alunos de Rio Grande da Serra passam a observar com maior nitidez os contornos da sua cidade.

O vídeo de dois minutos mostra o processo. E o mapa, possível de ser palmilhado, completa a visão da grande quantidade de córregos, ribeirões e riachos, entre os quais o Córrego da Figueira e o Piolzinho, situados na área do Parque América, e o Ribeirão da Estiva, no Parque Pouso Alegre. Nos limites geográficos aparecem Ribeirão Pires e o Rio Pequeno, outro importante formador da Billings.

Além do trabalho do Sesc sobre o sistema hídrico de Rio Grande da Serra, o 14º Congresso apresentou o trabalho “Parque América, seu povo, sua história”, focalizando uma das áreas mais densamente povoadas do município.

Cine Tangará

Quero expressar o meu agradecimento pela reportagem de hoje (segunda-feira, 5, Um cinema chamado Tangará). Consegui voltar no tempo e meu coração se encheu de emoção.

José Guides, meu pai, faleceu três anos depois da reportagem, e ao rever o jornal hoje foi um grande presente para mim.

Silvia Guides, de Santo André

‘Seu’ Mario Magini, pai do Ney, meu dentista, e do Douglas, meu eventual médico, conta um caso curioso sobre o Tangará: uma vez, um operador ficou incomodado com o silêncio total que persistia no início do filme, enquanto um cavaleiro vagava entre montanhas, por isso, foi aumentando e aumentando o volume até o máximo. Não demorou para que um índio se atirasse sobre o cowboy, emitindo um grito descomunal – a plateia quase morre de susto.

Euclydes Rocco Junior, de São Paulo


Diário há 30 anos

Domingo, 6 de março de 1988 – ano 30, edição 6694

São Bernardo – Os tortuosos caminhos em direção a Rudge Ramos. Vias como a Príncipe de Gales, Prestes Maia, Lauro Muller e Catequese apresentam buracos, imperfeições e lamaçal. Reportagem: Ligia Mostazo, com fotos de Vânia Del Poio.

Dia da Mulher – Mulheres, memória muito expressiva na Constituinte. União e luta por direitos básicos.

Mulher – Ginástica aeróbica é a atividade do momento. Reportagem: Solange Dotto, com fotos de Vânia Del Poio.

Em 7 de março de...

1918 – Em Ribeirão Pires, o carroceiro Pedro Ginesi, 36 anos, sofre um acidente quando dirigia a sua carroça. Tem o pé esmagado. É levado a São Paulo. 

Na Estação do Brás, o enfermeiro que o atende pede ajuda para colocar Ginesi numa ambulância. De plantão, o cabo da Guarda Civil se nega a atender e determina aos soldados que também não ajudem. Sem alternativa, o enfermeiro apela para o auxílio de populares.

A guerra. Os impérios centrais e a Romênia assinam o tratado preliminar de paz.

1958 – Presidente Juscelino Kubitschek inaugura a fabrica de motores à gasolina da Willys Overland do Brasil, em São Bernardo.

Nota – A Willys, na Estrada do Taboão, ocupava espaço da planta atual da Ford.

Refinaria União, a Recap, inaugura busto do Duque de Caxias junto à sua área administrativa.

1973 – Seleção Brasileira de Handebol convoca dois andreenses: Homero Fernandes da Silva e Carlos Roberto Boschetti.

Hoje

Dia do Fuzileiro Naval

Santos do Dia

Perpétua e Felicidade viveram no século 3º. Foram sacrificadas no dia 7 de março de 203. As lembranças e anotações escritas por Perpétua formam um livro com o título Paixão de Perpétua e Felicidade.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 7 de março:

Pirangi. Elevado a município em 1935, quando se separa de Jaboticabal

Em Minas Gerais, Alto Rio Doce

Na Paraíba, Cruz do Espírito Santo

No Amazonas, Lábrea




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.