Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Grande ABC oferece um blog ao futebol
Por Ademir Medici
01/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Guilherme Diniz. Jornalista. Nascido em São Bernardo por uma questão de maternidade, mas sempre residindo em Santo André. Criador de um blog fantástico, que vai completar seis anos: imortaisdofutebol.com (sem o ‘br’). Guilherme é o convidado do DGABC TV. Sua entrevista para o programa Memória na TV entra no ar na manhã desta quinta-feira. Acessem www.dgabc.com.br, boleiros do mundo inteiro. 

Nos pouco mais de 20 minutos de entrevista, Guilherme Diniz não deixou nenhuma pergunta sem resposta. Esquadrões, seleções, craques que marcaram época, técnicas, táticas, jogos inesquecíveis, curiosidades, efemérides renovadas diariamente. Mais de 400 textos editados. Está tudo no blog.

“Não havia na internet fatos relacionados à história do futebol. Procurava o Milan no fim dos anos 1980, não achava; o Palmeiras dos anos 1990, não encontrava. Decidi reunir tudo num lugar só”, conta Guilherme Diniz.

O blog gerado no Grande ABC é acessado em países como o Brasil, Estados Unidos, Itália, Portugal, Moçambique, França. Guilherme já cedeu textos para ONG que faz livros digitais para crianças na África.

Narra o jornalista: “O trabalho é árduo, autoral, do dia a dia. Não é ainda o meu principal trabalho. Ainda o considero um hobby. Pretendo expandir e transformá-lo em portal”.

IMORTAIS

A ADC São Caetano, o Azulão, está presente, por se tratar o time mais emblemático dos últimos anos no Brasil, que começou com a Taça João Havelange no ano 2000, chegando à final da Taça Libertadores da América, revelando nomes como o centroavante Adhemar.

Em abril próximo o blog focalizará o EC Santo André, o primeiro clube do Grande ABC a ganhar um título nacional.

Ou seja: quem marcou história no futebol ganha espaço em Imortais do Futebol. O Corinthians campeão do 4º Centenário. O Santos de Pelé. As duas Academias do Palmeiras. O São Paulo tricampeão mundial.

Em cada texto, imagens. Rico material visual. Todas as fontes citadas. A história do futebol valorizada.

E tudo começou com o primeiro texto de Guilherme Diniz, da final da Copa 70, do gol coletivo concluído com o chutaço de Carlos Alberto nos 4 a 1 frente à Itália, no México.

Acompanhem a entrevista no www.dgabc.com.br . Depois focalizem imortaisdofutebol.com. Contribuição importante do Grande ABC ao futebol mundial.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 1º de março de 1988 – ano 60, edição 6689

Manchete – Inflação é de 17,96% em fevereiro; a poupança paga 18,5%

Ribeirão Pires – Por unanimidade (14 votos a zero) a Câmara Municipal decidiu cassar o mandato do vereador Raimundo Batista Viana (sem partido), por falta de decoro parlamentar.

O Julgamento dos Prefeitos – Munícipes de Santo André dão nota 4,9 a Newton Brandão. Em pesquisa, o Diário ouve 70 moradores.

Indústria Automobilística – General Motors eleva preço do carro abaixo do índice oficial: de 23,9% para 19,4%.

Memória – Carnaval em Rio Grande da Serra.

Futebol – Pelo Campeonato Paulista, em Ribeirão Preto, Botafogo 1, EC Santo André 0. Ramalhão é dirigido por Coutinho, o companheiro de Pelé no ataque famoso do Santos FC.

Polícia – Presos de Mauá tentam fuga em massa.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 1º de março 174 municípios, 164 dos quais localizados em Minas Gerais.

Entre os aniversariantes está o Rio de Janeiro, fundado em 1565.

Dos mineiros, aniversariam hoje: Águas Vermelhas, Belo Oriente, Central de Minas, Divinésia, Espírito Santo do Dourado, Felício dos Santos, Gonzaga, Ingaí, Lagoa Formosa, Monjolos, Nacip Raydan, Olaria, Presidente Juscelino e Presidente Kubitschek.

Fonte: IBGE


Em 1º de março de...

1828 – A Academia de Direito de São Paulo realiza cerimônia de abertura e instalação.

1918 – Realizadas eleições em todo o País. Pleito presidencial. Renovação do terço da Câmara Federal.

Grande ABC, com o nome de São Bernardo, faz parte da Comarca de São Paulo. E a Comarca estabelece as várias mesas eleitorais da região.

Na sede, 1ª Seção, Vila de São Bernardo, a mesa eleitoral funcionaria na Câmara Municipal, localizada na Rua Marechal Deodoro. Presidirá a mesa o presidente da Câmara, José Luiz Flaquer, Dr. Flaquer.

No Distrito de Paranapiacaba, 2ª Seção, 1ª escola masculina. Faustino Silva, presidente; mesários, Jesuino Rosa e Godofredo Genofre.

No Distrito de Ribeirão Pires, 3ª Seção, escola masculina; presidente, Alfredo G. Barros; mesários, Feliciano Silveira e Luiz Bottacin.

No Distrito de Santo André, 4ª Seção, grupo escolar; presidente, prefeito Saladino Cardoso Franco; mesários, José Luiz Flaquer Junior e Paulino B. de Oliveira.

No Distrito de São Caetano, 5ª Seção, escola masculina; presidente, José Mariano Garcia Junior; mesários A. Basile e Acácio Novaes. 

Além dos bairros paulistanos e de São Bernardo, faziam parte da Comarca de São Paulo: Santo Amaro, Cotia, Guarulhos, Parnaíba, Pirapora, Itapecerica e Juqueri.

1943 – Inaugurada a Estação Pirelli, em Santo André, entre o Centro e Capuava, presentemente desativada.</CS>

1973 –  Ângelo Raphael Pellegrino, primeiro prefeito de São Caetano e diretor da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo), formaliza seu pedido de demissão junto à empresa, aposentando-se definitivamente.

Santos do Dia

Beata Joana Maria Bonomo

Albino

Eudócia

Hoje

Dia Internacional da Proteção Civil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.