Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Um abril como nunca se viu
Ademir Medici
28/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O próximo município aniversariante do Grande ABC será Ribeirão Pires, em março, no dia 19, Dia de São José, padroeiro da cidade. Em seguida, Santo André, no dia 8 de abril, em alusão à oficialização da Vila de Santo André da Borda do Campo. 

Santo André terá um abril fantástico em termos de <CF160>Memória</CF>. Uma grande exposição lembrará o aniversário oficial da cidade, e com a participação de fato coletiva, com todos os nomes desta verdadeira seleção, perpetuados no pergaminho idealizado pelo infografista Agostinho Fratini, da Editoria de Artes do Diário.

O Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa convidou o Grupo “Santo André Ontem e Hoje” a participar. E a movimentação para a coleta e seleção das fotos começou em setembro de 2017. O alvo: levantar imagens históricas do espaço simbólico da cidade que traz memória afetiva para cada uma das pessoas envolvidas no projeto.

Exatas 228 fotografias foram coletadas. O número chega a 300 com imagens do acervo do museu. Imaginem com que alegria efetivou-se a integração entre os pesquisadores, a equipe do museu, e entre todos, sábado último.

“Foi um sábado para ver fotos da cidade e relembrar histórias dos participantes que tinham suas fotos no telão”, contou a pesquisadora Claudia Ferreira, criadora do blog “Santo André Ontem e Hoje”.

Já o museu, que tem à frente Mayara Gusman de Souza, desenvolve uma proposta nova: trazer a população para participar mais.

Nós, da página Memória, acompanhamos este esforço. E muitas novidades serão trazidas em próximas edições.

Acabei de cobrar do setor de obras o relatório de reforma do prédio da Seção de Pesquisa e Documentação. Quero levar ao prefeito Orlando Morando e ai definir o que vamos fazer. 

Falei em mutirão, pois foi assim que trouxemos o Teatro Cacilda Becker e a Câmara de Cultura Antonino Assumpção de volta. 

Erika Rossi, Atacadista J. R., Empreiteira CNC, entre outros, nos ajudaram muito e de graça. 

Assim que tiver o relatório te passo uma cópia. Disse que queria pra hoje.

Adalberto Guazzelli, secretário de Cultura de São Bernardo

Diário há 30 anos

Domingo, 28 de fevereiro de 1988 - ano 30, edição 6688

Manchete – Negociações (do Brasil) com o FMI (Fundo Monetário Internacional) recomeçam.

São Bernardo – Encostas de morros permanecem ameaçadas. 

Locais como o Limpão, Jardim Regina, Jardim Silvina, Vila Esperança são alguns dos 80 localizados em morros. 

Cresce um núcleo na Passagem dos 

Cafezais, assentado em área particular.

Para o geólogo do IPT, Fernando Prandinni, falta critério para ocupação do solo. 

Reportagem: Vanilda Sant'Anna com fotos de Mauricio Pavan.

Em 28 de fevereiro de...

1918 – O tenente Antonio Joaquim de Lima será nomeado primeiro suplente do juiz federal em São Bernardo.

O vereador Serafim Constantino, representante do Distrito de São Caetano na Câmara Municipal de São Bernardo, segue para Santos, em tratamento da saúde.

A guerra. Do noticiário do Estadão: comentários da imprensa aliada ao discurso do chanceler da Alemanha, Von Hertling: falta sinceridade em suas declarações.

1973– Explosão sacode Capuava. Acidente, sem vítimas, ocorreu na unidade Poliolefinas, instalada na Avenida Costa e Silva.

Sob a regência do maestro Tibor Reisner, a Orquestra Sinfônica de Santo André apresenta-se no Teatro Municipal.

1978– Prefeito Aarão Teixeira anuncia a desapropriação da pedreira de Rio Grande da Serra, propriedade da Cohab, empresa estadual.

Santos do Dia

Daniel Brottier

Justo

Romão

Serapião


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 28 de fevereiro:

Em São Paulo, Paulínia, Restinga, Salesópolis, Sebastianópolis do Sul e Silveiras

No Rio Grande do Sul, Crissiumal, Espumoso, Esteio, Frederico Westphalen, Ibirubá, Marau, Nova Petrópolis, Rolante, Sananduva e Sapiranga

No Rio de Janeiro, Paraty

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.