Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Gafes que não se pode cometer na entrevista
Cíntia Bortotto
05/02/2018 | 07:30
Compartilhar notícia


Eu já comentei aqui sobre o momento da entrevista de emprego várias vezes, mas este é um tema sobre o qual as pessoas sempre me perguntam. Afinal, trata-se de um momento importante, a hora em que você pode mostrar com certa liberdade, de maneira particular, sua experiência, suas habilidades, competências e sua personalidade. E uma falha pode ser crucial para seu desempenho.

Vamos começar pelo começo. Você sabe qual a melhor maneira de se vestir para esta ocasião? Errar na roupa pode ser uma grande gafe. Sugiro sempre roupas discretas. Para os homens, ternos escuros e barba benfeita; para as mulheres, ‘terninhos’ em cores como preto e azul-marinho, evitar maquiagens excessivas e decotes. O profissional deve chamar atenção exclusivamente pelo conteúdo apresentado na entrevista.

Apesar de certos tipos de vestimenta serem mais toleráveis em algumas empresas e setores do que outros, cabe, no dia, se vestir de maneira mais apresentável. Independentemente do ramo de atuação da organização, raramente o entrevistador vê com bons olhos quem chega mais despojado para o processo de seleção. Na dúvida, é mais indicado que o profissional mantenha um traje um pouco mais conservador do que arrisque por um mais liberal.

Cuidado também com seu palavreado. Gírias e palavras de baixo calão podem ser grande cilada. Seu tom de voz também fala muito sobre você. Falar baixo demais denota falta de energia e insegurança, e se expressar com a voz em tom muito alto remete à agressividade. Usar tom de voz firme é o mais recomendado. Isso passará segurança e confiança ao selecionador.

Outra gafe é não estar atento. Ficar distraído com o celular é exemplo do que pode colocar tudo a perder. Atente-se à empresa. Isso é fundamental. Um fator que considero extremamente prejudicial é quando, claramente, a pessoa não sabe nada sobre a empresa. Isso demonstra baixo nível de interesse.

Mentir no currículo é algo que também não é tolerável, pois o selecionador saberá identificar, no ato da entrevista, informações que são verídicas ou não. Falar mal das empresas pelas quais passou também pesa negativamente para o candidato. O recomendável é estudar e alinhar bem o discurso no ato de explicar a saída das companhias. A forma como você expressa os motivos de desligamento pode demonstrar maturidade, e explicar de forma verdadeira e imparcial é algo valorizado pelos entrevistadores.

Para finalizar, saliento que o exagero também pode ser um erro fatal. O excesso de demonstração de pró-atividade e de competências é prejudicial, pois, muitas vezes, esses profissionais pretendem assumir postos que estão aquém de suas trajetórias na carreira.

Na sua entrevista, siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.