Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Questão de Emprego
>
Questão de emprego
Planejamento para 2018
Por Vanessa Aguiar - gerente de recrutamento da Robert Half
02/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


1 – Qual é a importância do planejamento de carreira?
Planejar o futuro profissional abre horizontes de caminhos e escolhas. O plano de carreira permite ao profissional estabelecer e determinar as próximas ações a se fazer e onde se deseja chegar, o que aumenta consideravelmente as probabilidades de realização e sucesso ao longo da carreira. Cada pessoa deve ser responsável pelo próprio caminho, buscando o desenvolvimento que deseja. Com o planejamento feito, é hora de agir e ir atrás dos cursos necessários para se preparar para o futuro.

2 – Quais são as dicas para fazer um plano de carreira eficaz para 2018?
O plano de carreira pode ser feito a qualquer momento, mas o momento ideal é antes de entrar na faculdade. É importante traçar os objetivos considerando onde pretende estar no prazo de um, três e cinco anos. Outro ponto importante é elencar as competências técnicas e comportamentais que é preciso adquirir ou desenvolver para atingir os objetivos. Para entender as próprias necessidades de qualificação, vale analisar a carreira de profissionais de destaque na área que deseja seguir.

3 – Planejamento de carreira é garantia de sucesso profissional?
R – Planejamento de carreira e sucesso profissional caminham juntos, mas são distintos. É claro que existem profissionais que se destacam por estarem no local certo, na hora exata e tecnicamente preparados. Mas, a maioria dos que têm sucesso, fizeram um planejamento detalhado dos passos rumo à ascensão. Então, planeje-se, respeite o seu tempo de desenvolvimento e crescimento profissional e não pule etapas. A longevidade da carreira de cada profissional depende disso.

4 – Planejei minha carreira para ocupar o cargo de gerência na área onde atuo. A questão é que o atual líder saiu na empresa e contrataram um profissional do mercado para a posição. O que devo fazer?
O primeiro passo é entender com a equipe de RH os motivos que levaram a empresa a não considerar incluir profissionais internos no processo de seleção para o cargo. Então, verifique quais pontos que o impediriam de ocupar o cargo. Diante dessa análise, analise se o melhor caminho é continuar na empresa esperando por uma nova oportunidade ou partir para o mercado em busca de uma vaga. As duas opções são legítimas, desde que bem pensadas.

5 – Devo compartilhar meu plano de carreira com outras pessoas?
Sim. Compartilhar o plano de carreira com pessoas que possam te orientar ou auxiliar no crescimento profissional é muito importante. Caso a abordagem seja junto ao chefe direto ou outro líder da empresa onde atua, procure entender de forma aberta o que é preciso fazer para se desenvolver e estar apto para participar de processos seletivos internos. É comum as empresas demonstrarem interesse na intenção do profissional em se desenvolver dentro da companhia.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.