Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Diarinho
>
Lançamentos
Futuro de olho no passado

Dois novos games de ‘Pokémon’ marcam primeira vez que a série original pode ser jogada na TV

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
09/12/2018 | 07:31
Compartilhar notícia
Divulgação


Evolução é a palavra-chave dentro de ''''Pokémon''''. Assim como as criaturas são capazes de mudar e se tornarem mais fortes por meio de mutações, a série de games se reinventou com o passar dos anos. As alterações se mostraram necessárias para acompanhar as tecnologias que surgem e para continuar a divertir os fãs, sempre empolgados por novidades em torno da popular franquia de aventura.

Tudo começou em 1997, quando ''''Pokémon Blue'''' e ''''Pokémon Red'''' foram lançados no Japão para o extinto Game Boy, primeiro portátil da empresa Nintendo (aquela do bigodudo Mario). Não demorou muito para que os jogos chamassem a atenção do resto do planeta e suas estruturas ainda servem de base para as ações de títulos que vieram depois (veja mais abaixo). A ideia envolve jogar em qualquer lugar por meio de videogames que podem ser levados de um lado para o outro em jornada de aventura, exploração e batalhas. 

Os mais recentes passos desse processo evolutivo da saga são ''''Pokémon Let’s Go Pikachu!'''' (R$ 349,99, em média) e ''''Pokémon Let’s Go Eevee!'''' (R$ 349,99, em média), exclusivos para o Nintendo Switch. É a primeira vez que um capítulo da série original pode ser jogado na TV. 

Os dois são, basicamente, remakes de ''''Pokémon Yellow'''' (1998), com um dos grandes diferenciais sendo o acréscimo da dinâmica de captura idêntica à apresentada em ''''Pokémon GO'''', para smartphones, sendo necessário mexer os controles como se estivesse lançando uma pokébola – até mesmo as criaturas já capturadas nos celulares podem ser transferidas para o Switch. 

Apesar da história ser a mesma, cada um dos títulos conta com monstrinhos específicos das primeiras gerações, como Sandshrew e Mankey em ''''Let’s Go Pikachu!'''' e Vulpix e Meowth em ''''Let’s Go Eevee!''''. Parte da ideia é estimular o público com as edições diferentes a realizar trocas (e duelos) para completar a lista. Todos podem encontrar o desconhecido Meltan, capaz de desferir golpes de eletricidade. Novidades surgem, mas com o passado sendo sempre importante.

Série animada já bateu marca de 1.000 capítulos

As aventuras de ''''Pokémon'''' nasceram nos videogames, mas grande parte de sua popularidade ocorreu por conta do animê inspirado nesse universo. O desenho animado foi ao ar na televisão pela primeira vez em 1997 e nunca mais parou de ser produzido.

No total, o público de diversos países, incluindo o Brasil, já acompanhou mais de 1.000 episódios, que envolvem o treinador Ash e seu companheiro Pikachu em jornada por desafios e batalhas. Eles podem ser vistos atualmente em ''''Pokémon: Sol e Lua – Ultra Aventuras'''', a 21ª temporada, onde protegem os monstrinhos da região de Alola. O desenho japonês faz parte da programação do Cartoon Network.

Consultoria de Rodrigo Lara, jornalista colaborador do UOL Tecnologia e Jogos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.