Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
MEMÓRIA
Sem medo de uma agostada
Ademir Medici
21/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ainda da visita de João Goulart a São Bernardo, naquele feriado de 20 de agosto de 1963. Por meio do semanário News Seller, hoje Diário do Grande ABC, o presidente da República dirigiu-se à população da região. E disse, com ufanismo:

- Confie na recuperação do Brasil.

No São Bernardo Tênis Clube, pouco antes do almoço, Goulart concedeu entrevista coletiva à Imprensa:

– O senhor estaria receando uma ‘agostada’, indagou um jornalista em referência aos episódios geralmente trágicos da política brasileira ocorridos em agosto.

– Não, não receio nem ‘agostada’, nem ‘setembrinas’ ou ‘setembradas’. Acredito que esse período já passou, para felicidade geral e solidificação do regime.

A história recente mostraria que os rumores já nítidos de um golpe não eram simples especulações. O golpe viria certeiro e com força poucos meses após a estada de Jango em São Bernardo.

AMANHÃ

O cabo eleitoral Jango.

Vinte e cinco anos depois, no Grande ABC...

A região conhecia seus futuros novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A eleição ocorrera no feriado de 15 de novembro de 1988 e a apuração levara vários dias – tempo das cédulas impressas; não havia urnas eletrônicas.

A fase Arena x MDB passara. O pluripartidarismo tomava conta da política nacional. Parcela significativa do sindicalismo acotovelava-se em torno do Partido dos Trabalhadores. Já não precisavam engrossar as fileiras oposicionistas da grande frente chamada MDB.

Na Redação do Diário, Juarez Correa, desenhista, caricaturista e artista gráfico, recorria à imagem do futebol para simbolizar os sete cidadãos que teriam a responsabilidade de assumir os destinos municipais do Grande ABC a partir de 1º de janeiro de 1989 – também não havia Consórcio Intermunicipal. Os sete prefeitos iriam assumir um Grande ABC repleto de problemas, mas o fariam felizes, de peito aberto, cabeça erguida, como demonstra a charge do Juarez publicada na página do jornalismo opinativo do Diário.

Era 1988. Trinta anos depois, mesmo os leitores mais jovens têm conhecimento dos destinos dos eleitos. De Celso Daniel a Cido Franco.

Interação com Facebook

‘Ninguém pode perder o espetáculo’

Da crônica de Guido Fidelis, que descreve o julgamento e execução por enforcamento em praça pública. Publicada pelo Diário no domingo, 20 de novembro de 1988, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 21 de novembro:

Em São Paulo, Nazaré Paulista. Fundado em 1676, elevado a município em 1906. Recebe o atual nome em 1944.
- No Ceará, Boa Viagem.
- Em Pernambuco, Cachoeirinha.
- No Rio Grande do Sul, Floriano Peixoto.
- Em Sergipe, General Maynard e Pedro Mole.
- No Paraná, Mangueirinha.

Fonte: IBGE

Hoje

- Dia Nacional da Homeopatia
- Dia da Vida Religiosa de Clausura
- Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação

Santos do Dia

- Nossa Senhora da Escada
- Alberto de Lovaina
- Celso
- Gelásio 1

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6915

Política – Celso Daniel e José Cicote são fotografados na Praça 4º Centenário, marco zero de Santo André; Mauricio Soares é fotografado na Praça Samuel Sabatini, a do Paço de São Bernardo.
Transportes – Sistema trólebus inicia a operação controlada no Grande ABC.
Cultura & Lazer – Tânia Corrêa, andreense, que já foi Pantera 87, no Rio de Janeiro, posou para Playboy e protagonizou o caso especial ‘Garota da Capa’, da Rede Globo.
Polícia – Ladrões fogem de trem após roubar ouro e prata em São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.