Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Américo Del Corto, eterno
Por Ademir Medici
19/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Ribeirão Pires chegou a ser conhecida com a cidade das olarias entre as décadas de 1930 e 1950. No apogeu de sua fabricação de tijolos de barro, podia-se contabilizar umas 300 delas. Quase toda a produção era enviada, por via férrea, à cidade de Santos.”

Cf. Américo Del Corto, Reminiscências, Ribeirão Pires Que Vi e Vivi, 2006.

 

“Enquanto minhas pernas me conduzirem, minha memória me orientar, minha voz não se calar e perdurarem os movimentos das minhas mãos, desejo caminhar, rememorar, falar e escrever sobre esta cidade em que nasci, cresci, envelheci.”

Cf. Américo Del Corto, Poesias Românticas, 2007.

 

Ribeirão Pires celebra o aniversário neste Dia de São José sem a presença do seu maestro, Américo Del Corto. Mas graças aos livros que escreveu – foram cinco livros –, às suas composições e às gravações feitas pelo amigo radialista, Ademar Bertoldo, Américo Del Corto vive e contribui de forma significativa com a história da cidade.

Guardamos 40 fitas gravadas de programas irradiados pela rádio comunitária Pérola da Serra, que totalizam 40 horas de depoimentos pelo programa Reminiscências, comandado por Américo Del Corto e que tinha a participação de nomes como Antonio Simões, Walter Gallo, Pedro Cordeiro, Octavio David Filho, José Fortes (o Fantinha), Joel Maziero, o próprio Ademar Bertoldo e a eterna assistente de produção, Dona Lina Maria.

Este grupo de ribeirão-pirenses conversava ao vivo, gostosamente, sobre a cidade e sua história. Realizava pesquisas durante a semana, para as apresentações aos domingos pelas ondas da ‘Pérola’. Memória divulgava cada edição. E o diretor Bertoldo, sempre muito gentil, gravava cada programa enviando-nos as fitas, hoje todas devidamente preservadas, verdadeiro troféu.

São fitas cassetes, uma mídia ultrapassada e que impossibilitou à Memória as reproduções. Os problemas técnicos foram contornados. E já estamos revivendo aquelas audições radiofônicas, que dividiremos com você, leitor, saudando sempre a figura do Sr. Américo Bertoldo.

 

A carta do Bottacin

Mas hoje é o aniversário de Ribeirão Pires. A cidade pertenceu a São Paulo, a São Bernardo, a Santo André. Tornou-se município autônomo pelo plebiscito realizado em 1953. E pelos livros do Sr. Américo, pelas gravações de rádio que ficaram, há muito para se aprender e falar.

Lembramos do escritor Roberto Bottacin. Foi ele quem nos entregou o livro de Américo Del Corto sobre as bandas de música de Ribeirão Pires, com uma carinhosa carta de apresentação, onde escreve:

Del Corto demonstra em seu livro que a amizade e a felicidade não derivam da admiração que se consiga de outras pessoas. Derivam do interesse que se tem pelos outros.

Ribeirão Pires ganha mais um escritor, historiador e revela o músico brilhante que sempre foi, é e será Américo Del Corto.

Sr. Américo se foi, fisicamente; Antonio Simões e Roberto Bottacin o antecederam. Mas a memória dos três sobrevive, com mérito, nas obras de cada um, a exemplo de outros nomes, como Aida Bressan.

Compete a esta página Memória reverenciá-los, com a ajuda de cidadãos como Ademar Bertoldo, o grande divulgador do cotidiano e da história de Ribeirão Pires, pelas ondas das suas rádios. E, antes delas, pelo assessor informal de imprensa do tempo da Pirelli que sempre foi.

 

Diário há 30 anos

Sábado, 19 de março de 1988 – ano 30, edição 6705

Manchete – Um dia de caos total no Grande ABC

São Caetano voltou a ser o mais castigado pelas águas.

Quatro fotos de Primeira Página do Diário, assinadas por Alberto Murayama, mostram canoas em ruas transformadas em rios.

Tráfego de trens suspenso entre a Mooca e São Caetano.

Rudge Ramos ilhado; Piraporinha invadida pelas águas.

Tamanduateí ocupa Utinga e Santa Terezinha.

Memória – Ribeirão Pires, a cidade das pedreiras, do leite, das olarias.

 

Em 19 de março de...

1918 – Pipocam notícias sobre a construção do hipódromo de São Bernardo, no Distrito de Santo André. “Reina aqui grande entusiasmo”, escreve o correspondente do Estadão. Que acrescenta:

As obras já foram iniciadas.

Situado num amplo terreno à margem da linha da Companhia Inglesa, próximo da respectiva estação, o novo ponto esportivo fará, certamente, o regalo dos seus apreciadores.

A guerra. Do noticiário do Estadão: na Espanha, abertura das Cortes; a falada Coroa; a greve dos telégrafos e correios.

1973 – A Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura a escola integrada de Vila Aurora

1978 – São Bernardo inaugura prédio do Centro Cívico e Social de Vila Baeta Neves destinado aos movimentos católicos: vicentinos, Apostolado da Oração, Cursilhistas e Grupo Cênico Regina Pacis.

 

Hoje

Dia Nacional do Artesão

Dia do Carpinteiro

Dia do Marceneiro

Dia do Consertador

Dia da Escola, comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei número 10.732 de 8/1/2001.

 

Santos do Dia

José de Nazaré. Marido de Maria, pai de Jesus Cristo, é o padroeiro dos carpinteiros e patrono da Igreja Católica. É venerado também pela Igreja Anglicana. Santo padroeiro da Bélgica. Padroeiro de Ribeirão Pires.

 

Municípios Paulistas

Celebram aniversários em 19 de março:

Em Pernambuco, Betânia

Na Paraíba, Camalaú e Santa Rita

No Paraná, Castro, Rio Bonito do Iguaçu, São José dos Pinhais e Saudade do Iguaçu

Em Minas Gerais, Fama, Itajubá, Nova Era, Passabém, São José da Safira, São José do Divino, Tocantins e Vargem Alegre

No Mato Grosso, Figueirópolis D’Oeste, São José do Rio Claro e Vila Bela da Santíssima Trindade

Na Bahia, Gavião

No Mato Grosso do Sul, Guia Lopes da Laguna e Ribas do Rio Pardo

Em Goiás, Inhumas, Niquelândia e Planaltina

No Rio Grande do Sul, Paim Filho

No Amazonas, Pauini

Em Santa Catarina, São José

Fonte: IBGE

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 19 de março:

Em Pernambuco, Betânia

Na Paraíba, Camalaú e Santa Rita

No Paraná, Castro, Rio Bonito do Iguaçu, São José dos Pinhais e Saudade do Iguaçu

Em Minas Gerais, Fama, Itajubá, Nova Era, Passabém, São José da Safira, São José do Divino, Tocantins e Vargem Alegre

No Mato Grosso, Figueirópolis D’Oeste, São José do Rio Claro e Vila Bela da Santíssima Trindade

Na Bahia, Gavião

No Mato Grosso do Sul, Guia Lopes da Laguna e Ribas do Rio Pardo

Em Goiás, Inhumas, Niquelândia e Planaltina

No Rio Grande do Sul, Paim Filho

No Amazonas, Pauini

Em Santa Catarina, São José

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.