Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Sono e saúde
Do Diário do Grande ABC
02/03/2018 | 16:11
Compartilhar notícia


Nas últimas décadas muito se tem falado a respeito de qualidade de vida, da importância da boa alimentação, de exercícios físicos e mesmo de vida social equilibrada, que integre trabalho, lazer e saudável convívio familiar. A qualidade do sono também tem sido muito valorizada, pois é indispensável para os equilíbrios físico, mental e emocional do ser humano, fortalecendo o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e proporcionando bom funcionamento do cérebro. Apesar de todas essas funções, nem sempre os eventuais problemas de sono dos pacientes são questionados ou investigados pelos profissionais da Saúde no dia a dia dos consultórios particulares ou do serviço público, a menos que o paciente traga espontaneamente queixa específica sobre o problema.

Gostaria de chamar a atenção para a necessidade de novo olhar sobre o assunto, pois muitos problemas que afetam a saúde da população e que acabam levando o paciente a buscar atendimento médico, como pressão alta, obesidade, ansiedade, perda da memória, dentre outros, podem estar associados à má qualidade do sono. Dados alarmantes, como os que apontam que cerca de 1/3 dos acidentes de trânsito esteja associado à sonolência excessiva ao volante, contribuíram para mudança na legislação vigente, a qual inclui, desde 2008, dentre os critérios para obtenção e renovação de categorias profissionais da carteira nacional de habilitação, a avaliação de distúrbios do sono.

Deve-se ressaltar que o sono possibilita o descanso do organismo e a preparação para o dia seguinte. Não restam dúvidas de que dormir é essencial para a manutenção de funções essenciais, como fala, memória e pensamento flexível e inovador. Boa maneira de compreender o papel do sono é atentar para o que acontece quando não dormimos adequadamente. Se você já teve ‘noitada daquelas’, estará familiarizado com sonolência, irritabilidade e esquecimento. Depois de apenas uma noite sem sono, a concentração torna-se mais difícil e a atenção diminui consideravelmente. 

Dentre os distúrbios mais frequentes do sono estão a insônia e a apneia do sono, que é a parada respiratória devido à obstrução das vias aéreas. Seus sinais e sintomas mais comuns são o ronco, engasgos durante o sono, sensação de que não dormiu bem e cansaço ou sonolência durante o dia. As interrupções do sono devido à apneia podem ocorrer diversas vezes em uma mesma noite e podem ao longo do tempo ocasionar diversos problemas, como, por exemplo, arritmias no coração, elevação da pressão arterial, diabetes, refluxo gástrico e o aumento do risco de acidentes devido à desatenção ou mesmo cochilos durante o desempenho de alguma tarefa. Cuidar do seu sono é cuidar de sua saúde.

Mariana Rossi Gurgel Fava é fisioterapeuta e integrante da Associação Brasileira do Sono.

Palavra do leitor

Elite ou Segundona 

 E, então, seu Sérgio Soares? Vamos ganhar esses nove pontos dos próximos três jogos (Esportes, dia 26)? Esquece o fato que ganhamos somente oito pontos em nove jogos? Vamos fingir que isso não aconteceu e vamos nos concentrar nos três que faltam. O senhor não está pensando em mais um empatezinho contra esses três que vamos enfrentar, né? Já pensou o senhor terminar o campeonato com esse carimbo na testa de rebaixado para a Segunda Divisão? Lembra quando o senhor comandou o time no Maracanã, no Rio de Janeiro, no lugar do Chamusca? Recorda-se do vice-campeonato paulista? Foi rapidinho e apareceu convite de emprego de montão! Em compensação, o senhor sabe o que acontece com quem enterra time na Segundona, né? Olha o Vadão. Enterrou a Portuguesa e agora é técnico da mulherada. Pensa bem. Ainda dá tempo. Não entra na onda de diretor, não. Esses elementos ficam escondidinhos e o treinador é quem leva nome de ‘burro’.

Donizete A. Souza

 Ribeirão Pires

Consequências 

 O governo no Brasil é tomado pela paralisia e, em meio à impassibilidade, a conta da farra chega à mesa do brasileiro. O portador ‘da dolorosa’ é o maitre do Palácio do Planalto, Michel Temer, que nunca foi lá essas coisas, mas assumiu, com a dignidade possível, a massa falida do governo nacional, após o desonroso impeachment da inacreditável presidente petista, que herdou situação já desastrosa. Cabe ao presidente, sem popularidade alguma, aplicar os remédios amargos mais que necessários para conter o completo desastre econômico. Os casos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato somaram estratosféricos três dígitos de bilhões, saqueados aos cofres públicos, roubados do povo brasileiro, destinados a beneficiar canalhas de todo tipo, inclusive internacionais. Portanto, a intervenção no já falido Estado do Rio de Janeiro é o resultado dessa trágica ação dos malfeitores irresponsáveis.

Luizinho Fernandes

 São Bernardo

Virada de mesa 

 Escolas de samba do Rio de Janeiro neste ano mostraram a corrupção que nos assola. Mas algumas são financiadas pelo jogo do bicho nesta dita maior festa do mundo. Agora surpreendem todos com a virada de mesa, ou seja, as duas agremiações que deveriam cair para o Grupo A não vão cair mais. Isso mostra que no Brasil, em todos os setores, sempre podemos encher o peito e dizer: ‘Façam o que eu digo, e nunca o que eu faço’! E a Tuiuti, ligada ao Psol, e a Beija-Flor, cujo presidente Aniz Abraão David já foi preso e condenado, mostram a honestidade de todos que queriam mostrar algo de diferente para agradar o povão alienado. 

Zureia Baruch Jr

 Capital

Fogo de palha 

 Quem ama este País e tem respeito à Pátria, como a maioria da população, fica estarrecido de ver, por meio do WhatsApp, que nos foi enviada a provocação de certos elementos, que ‘parecem’ ser da periferia do Rio de Janeiro, aos militares do Exército que estão procurando manter a ordem e dar segurança ao povo. Mas, pelo que vi no vídeo sobre a insegurança (afronta vexatória) e a corrupção que tomou conta da Nação, essa intervenção militar deverá ser mesmo aplicada até 31 de dezembro. Só que 31 de dezembro de 2040, no Brasil inteiro, para que, com muita hombridade, seriedade e respeito, se consiga passar a Pátria a limpo. Caso contrário, essa ação infelizmente não irá surtir efeito algum, cairá no esquecimento e ficará conhecida como ‘operação fogo de palha’. 

Sérgio Antonio Ambrósio

 Mauá

Inutilidade 

 Mesmo que o PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil tenha crescido 1% em 2017, com prognósticos para este ano de 3% de crescimento, para recuperarmos os níveis de antes da pior recessão que o País já enfrentou ainda serão precisos quatro anos de crescimentos constantes. Será que no curso ‘O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil’, que UNB, Unicamp, UFBA, UEPB pretendem ministrar, ensinarão também noções de economia usada pela ex-presidente gerente incompetente Dilma? Provavelmente os milhões de desempregados não devem estar no foco dessas instituições, que, por sinal, são financiadas pelos brasileiros que foram às ruas pedindo o impeachment, que para os ideólogos é ‘golpe’. Por essas e outras que nossas universidades públicas precisam já de mudança total e irrestrita, porque, em sã consciência, qual utilidade terão no futuro os frequentadores desse curso? 

Beatriz Campos

 Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.