Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Formação acadêmica
Isis Borge
Gerente de recrutamento da Robert Half
27/02/2018 | 07:27
Compartilhar notícia


1 – Existe diferença entre pós-graduação e MBA?

A pós-graduação é um aprofundamento em uma área específica. Em geral, é indicada aos profissionais que procuram um diferencial e desejam focar a atuação no mercado. A modalidade oferece em pouco tempo um apanhado geral de uma área do conhecimento e capacita o aluno a dominar determinado assunto de uma forma segura. Já o MBA, em geral, é voltado para os profissionais que querem se preparar para serem líderes ou gestores. O curso tem foco em gestão e negócios. O candidato ao MBA é visto como alguém aberto a mudanças e que se adapta bem a novos projetos.
 
2 – Como faço para escolher o curso de especialização ideal?

O primeiro passo antes de tomar a decisão é fazer uma pesquisa para saber quais são as principais habilidades e competências requisitadas para atuar na área que você deseja. Procure analisar a grade curricular das suas opções de cursos para verificar qual deles se encaixa melhor nos seus objetivos de carreira. A experiência de gestores também pode te ajudar na tomada de decisão. Procure conversar com líderes do seu círculo de convivência para saber sobre os temas dos cursos que podem ajudar no cotidiano do trabalho.


3 – Como posso aproveitar os cursos de extensão ao máximo?

Além de aprofundar o conhecimento na sua área de atuação, os cursos de extensão, sejam eles pós-graduação, cursos livres, MBA ou outros, são uma ótima oportunidade para ampliar sua rede de contatos de uma maneira eficiente. Por isso, além de se dedicar às aulas, se empenhe também em conhecer os demais alunos e se aproximar de professores, busque assuntos que sejam de interesse de ambos e divida ideias e experiências. O resultado será uma troca enriquecedora, além de ajudar a passar por essa fase com mais tranquilidade.


4 – Como conciliar trabalho e estudo?

O sucesso nessa conciliação se resume à palavra ‘planejamento’. Com relação aos estudos, estabeleça uma rotina de quando e o que estudar. No trabalho, faça uma relação diária das atividades a serem executadas e, dentro do possível, não hesite em negociar prazos de entrega e datas de reuniões, além de delegar algumas atividades. Isso evita que o profissional fique sobrecarregado e também o ajudará a se organizar no ambiente de trabalho. É importante também deixar claro para a equipe suas limitações de agenda e alinhar os compromissos para não perder aulas ou reuniões importantes.


5 – Cursos a distância são bem-vistos pelo mercado?

Sim. Atualmente os cursos on-line não pesam negativamente na contratação de um profissional. A escassez do tempo dos profissionais, o avanço da tecnologia e a atualização das instituições ajudaram a moldar uma nova imagem para o ensino a distância. Se o curso fizer sentido para a carreira do profissional, dificilmente as empresas impõem restrições com relação à formação on-line. O que conta é a capacidade do colaborador em absorver as informações e a habilidade para desenvolver suas tarefas corporativas com excelência.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.