Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Profissionais seniores

Existe um fator a favor dos profissionais seniores que só a idade pode trazer: experiência

Isis Borge
30/01/2018 | 07:07
Compartilhar notícia


1 – Muito se diz sobre a dificuldade de recolocação e profissionais mais seniores. Qual é a principal característica deste perfil e seus diferenciais?
Existe um fator a favor dos profissionais seniores que só a idade pode trazer: experiência. Ele já passou por diversas situações que o permitem lidar melhor com os momentos de conflito, controlar a ansiedade e gerenciar, de maneira mais eficaz, os projetos. Além disso, a troca de experiências pode ajudar a melhorar os resultados da equipe. Enquanto os profissionais mais jovens podem colaborar com as informações sobre novidades ou tecnologias, os mais maduros têm suporte para usar sua bagagem profissional para analisar dados e ajudar nas tomadas de decisão.

2 – A idade pode ser uma barreira em processos seletivos?
Este fator depende da cultura de cada empresa, não existe uma regra. Há organizações que valorizam muito a experiência de profissional mais sênior e preferem fazer esse tipo de contratação, e existem empresas que têm como cultura a valorização de pessoas mais jovens. Outro ponto a ser levado em consideração é o que se espera para aquele cargo. Se for a contratação de um profissional para dar resultados de imediato, a experiência é um diferencial. Já se a ideia for contratar um sucessor para outro funcionário, a preferência é buscar pessoas que ainda tenham muitos anos de carreira pela frente.

3 – Construí minha carreira em uma empresa e quero mudar de emprego. Quais cuidados devo ter?
É importante ter em mente que toda mudança traz choque cultural e antes de realizar uma transição de emprego, o profissional deve saber o quanto está aberto para as novidades e adaptações necessárias. Profissionais que passaram 15 ou 20 anos em uma mesma empresa podem acabar se apegando a alguns hábitos e processos que dificultam a mudança de trabalho. O grande desafio desse processo é vencer os paradigmas e mostrar que sua experiência está aliada à capacidade de se adaptar rapidamente às alterações do mercado e novas culturas, além de estar conectado às novidades tecnológicas e buscar aprendizado e inovação.

4 – Qual é o maior desafio que aos profissionais seniores?
A flexibilidade é o maior desafio deste perfil profissional. A dinâmica do mercado muda constantemente e quando um colaborador sênior muda de emprego, ele precisa estar disposto a, possivelmente, ocupar um cargo inferior, aceitar um salário menor ou responder para um chefe que pode ser mais jovem, por exemplo. Outro ponto de atenção é o profissional ter uma rede de relacionamento muito restrita à atual empresa. Se, em algum momento, ele é desligado do cargo, pode perceber que não conhece mais ninguém fora daquela organização. Portanto, manter o networking atualizado é fundamental.

5 – Para as empresas, vale a pena investir mais na contratação de profissionais maduros?
Sim. Embora algumas empresas tenham o perfil cultural de contratar pessoas mais jovens, a tendência do País é que cada vez mais pessoas trabalhem até mais tarde, então o mercado tende a mudar. Trajetória corporativa mais extensa geralmente traz consigo anos de estudo e experiência com altos e baixos durante a carreira, o que traz qualificação muito superior para a empresa que contrata profissional maduro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.