Economia Titulo Levantamento
Faturamento de pequenas
empresas aumenta 26,3%

Na região, receita de outubro foi R$ 536 mi maior que em
2011; este foi o melhor mês de outubro da série histórica

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
07/12/2012 | 07:00
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As micro e pequenas empresas do Grande ABC venderam, em outubro, 26,3% a mais do que no mesmo mês do ano passado, incremento de R$ 536 milhões nos caixas das companhias. Na comparação com setembro, o resultado também surpreendeu, com alta de 24,1% no faturamento, ou R$ 499,8 milhões a mais. Este foi o melhor outubro da série histórica da região, iniciada em 1999. Os dados foram divulgados ontem pela pesquisa de conjuntura Indicadores Sebrae-SP.

Na média do Estado de São Paulo as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) também tiveram desempenho positivo no mês, porém, não tão expressivo quanto as da região. Frente a outubro do ano passado, o crescimento das vendas foi de 15,3%, o equivalente a R$ 6,3 bilhões. No mês, a elevação foi de 7,9%, ou R$ 3,5 bilhões.

Segundo a consultora do Sebrae-SP Letícia Aguiar, o fato de outubro ter tido três dias úteis a mais em relação ao mesmo mês em 2011 contribuiu com o bom resultado. "A conjuntura econômica está favorável. A renda do trabalhador aumentou e o desemprego diminuiu, o que faz com que as vendas fiquem aquecidas."

A base de comparação, em outubro de 2011, também estava depreciada. À época, o faturamento das MPEs das sete cidades foi 0,2% inferior ao montante registrado em 2010, o que gerou perdas de R$ 3,1 milhões. O mesmo ocorreu frente a setembro, quando as receitas ficaram 4,2% menores em relação a agosto, redução de R$ 89,6 milhões.

Embora a pesquisa não tenha recorte setorial, é possível correlacionar o bom desempenho ao aumento de 15,8% no faturamento da indústria ante outubro de 2011. Na comparação com setembro, a alta foi de 14%. O comércio também se destacou, com crescimento de 20,9% em relação ao mesmo mês no ano passado e de 12% em relação a setembro.

"O Dia das Crianças contribuiu tanto para o aquecimento no comércio quanto para aumentar os pedidos feitos à indústria", afirma Letícia. Outubro também foi marcado pela última prorrogação do ano do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos zero-quilômetro; até então, a data para o fim do benefício era o dia 31, o que pode ter antecipado das vendas. Como o anúncio da mudança da data foi feito no dia 24, as fábricas podem ter recebido mais encomendas nos últimos dias do mês.




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