Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
MEMÓRIA
A união do ABC
Ademir Medici
23/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Lauro Gomes recepcionou o presidente Jango em São Bernardo chamando-o de “o presidente das reformas” e “o mais legítimo seguidor de Vargas”. Depois, nas eleições municipais de 13 de outubro de 1963, Lauro derrotou Newton Brandão e tornou-se prefeito de Santo André. Foram 33.913 votos para Lauro Gomes e 30.242 para Brandão.

Em Santo André concorreram nove candidatos a vice-prefeito. Suas votações: Fioravante Zampol, 17.291; Cid Flaquer, 8.637; Affonso Maria Zanei, 8.120; Luiz Olivieri, 6.151; Trajano José das Neves, 6.002; Luiz dos Santos, 4.382; Paschoalino Assumpção, 2.339; Américo Pinto Serra, 2.196; Rafael Martins, 1.546.

Em São Bernardo, Hygino de Lima obteve 16.015 votos e derrotou Olavo Fontoura, que recebeu 13.315 votos. O vice de Fontoura, Aldino Pinotti, com 15.406 votos, derrotou o vice de Hygino, Virgilio Simionato, que recebeu 13.466 votos.

“Com a vitória de Lauro e Hygino consolida-se a união do ABC”, afirmou o News Seller, em manchete. Anacleto Campanella era o novo prefeito de São Caetano.

As declarações de Lauro a Jango iriam trazer sérias dores de cabeça ao principal líder populista da história do Grande ABC, ele mesmo, Lauro Gomes de Almeida, cujo nome é hoje perpetuado por todo o Grande ABC, em várias obras públicas e logradouros.

AMANHÃ


Contra o janguista rasgado.
 

Primeira metade do século 20.
Uma São Caetano ainda rural.
E com dois grupos escolares

Narciso Ferrari no Diário, entrevistado por Memória e pela jornalista Paula Fiorotti, da Fundação Pró-Memória. Confiram a entrevista no DGABC TV: www.dgabc.com.br . Ferrari retorna no tempo. Ele focaliza a São Caetano da primeira metade do século passado, ainda com muitos traços rurais e que já tinha dois grupos escolares públicos: no bairro Fundação e no bairro Monte Alegre, onde Ferrari fez o curso primário.

Interação com Facebook

‘Genivaldo e o filho do Genivaldo’

Tirou a farda, os coturnos, arrancou a camiseta, puxou a cueca e entrou no chuveiro. Ah que delícia de água.

Da crônica de Lourenço Diaféria, publicada pelo Diário na quarta-feira, 23 de novembro de 1988, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.
 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 23 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6917

MancheteGoverno admite renegociar as dívidas do Estado
Indústria – Valisère, estabelecida em Santo André há 50 anos, anuncia mudança da fábrica para Capuava, em Mauá.
Cultura & Lazer – O rei do blues toca em São Paulo. B. B. King Blues concede entrevista coletiva e é fotografado por Reinaldo Martins, do Diário.
 

Em 23 de novembro de...

1918 – A questão da paz. Rendição completa da esquadra alemã. Os italianos ocuparam todo o território estipulado pelo armistício.
1923 – Fundado, em Lins, o Banco Noroeste do Estado de São Paulo, com o nome de Casa Bancária P. Machado.
1940 – O jornalista Arlindo Ribeiro, o Ligeirinho, nasce em Bauru (São Paulo). Trabalhou no Diário, foi assessor de imprensa da Prefeitura de Diadema, atuou no grupo Folhas e no Diário Popular, teve jornal próprio. Hoje é colaborador da seção Palavra do Leitor, aqui no Diário.
1948 – Fundado, em Santo André, o Centro Espírita Francisco Ribeiro.
1973 – Empresário Mario Cordeiro de Menezes, diretor-presidente da Diasa, recebe da Câmara Municipal de Santo André medalha de ouro pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
1983 – A Rádio Diário (antiga Rádio Independência, ZYW-5) inaugura sua nova frequência de 1300 khz, com potência de 10 kilowatts. Ao meio-dia, a voz potente de Rolando Marques interpretava o Editorial escrito por Fausto Polesi, diretor de Redação do Diário, saudando uma nova era.
Do Editorial: “Pelas ondas da nova Rádio Diário, falaremos para o Grande ABC, mas também para a Grande São Paulo e cidades do Interior. Para tanto, foi elaborada programação bastante variada e dinâmica, acompanhando o espírito da época que estamos atravessando”.
Coube a Abib Riskallah, engenheiro de som, realizar os trabalhos técnicos que elevaram a potência da emissora.
Nota – Dez anos depois, a Diário AM transformava-se em mais uma emissora voltada, unicamente, a temas religiosos. Em 1993 surgia a Rádio Universo AM.
 

Santos do Dia

- Clemente I (Roma, ano 35 d.C. – ano 97). O quarto papa. Governou a Igreja entre os anos 88 e 97.
- Columbano (abade)
- Lucrecia

Hoje

- Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
- Dia Mundial da Aquarela

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 23 de novembro:

- Em Goiás, Córrego do Ouro
- No Rio Grande do Sul, Jaguarão
- Em Sergipe, Macambira e Poço Redondo
- No Espírito Santo, Rio Novo do Sul
- No Mato Grosso do Sul, Rochedo
- No Paraná, São Jorge d’Oeste
- Em Rondônia, Vilhena

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.