Política Titulo Crise
Pio chama Bonome para secretaria-geral da Casa

Novo presidente da Câmara de S.Caetano convida rival de Auricchio para cargo estratégico

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
03/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Eleito presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PMDB) convidou o homem-forte do governo do ex-prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), Nilson Bonome (PMDB), para ser secretário-geral da Casa, um dos principais cargos do Legislativo. A indicação de Bonome tende a estremecer a relação entre a nova mesa diretora e o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), que tem Bonome como rival político.

Como secretário de Governo de Pinheiro, Bonome foi um dos principais articuladores para que a Câmara, em 2015, mantivesse o parecer contrário do TCE (Tribunal de Contas do Estado) à contabilidade de 2012 da Prefeitura, último ano do segundo mandato de Auricchio. A decisão do Legislativo complicaria a candidatura do tucano na eleição de outubro – poderia enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa –, mas Auricchio alegou à Justiça comum que não teve amplo direito de defesa no processo do TCE e conseguiu derrubar qualquer empecilho ao seu projeto político. O episódio fez o grupo de Auricchio declarar guerra a Bonome.

Pio foi eleito com dez votos no domingo pela chapa da oposição a Auricchio, com auxílio de Bonome nos bastidores. Porém, no discurso, prometeu ter relação harmoniosa e refutou rótulos, dizendo que havia independência de poderes com postura respeitosa sem comprometer a governabilidade de Auricchio na Câmara.

Ontem, ao Diário, Pio avaliou que o convite a Bonome não deve gerar guerra com o governo tucano. “As eleições já passaram, tanto a do dia 2 de outubro quanto a da mesa diretora. O Nilson sabe que não vou entrar em rota de colisão com o prefeito. Sei que há essa animosidade dele com o governo (Auricchio), mas temos de desconstruir isso, superar qualquer problema no diálogo. Eu quero escrever nova página na história política de São Caetano e se o Nilson aceitar meu convite vai ajudar a mim e a cidade”, apontou o novo presidente do Legislativo.

“O prefeito me ligou após a eleição (à mesa diretora), me parabenizou e se colocou à disposição para ajudar. Eu fiz o mesmo. Estivemos em lados opostos na eleição, mas isso já passou. Terei muito respeito pelo Executivo. Evidentemente que vou fiscalizar e cobrar, mas jamais colocarei a governabilidade em risco. Não somos inimigos”, adicionou o peemedebista. “(Ele) Bonome sabe que vou economizar muito na Câmara para ajudar nas contas do Executivo porque o período é de crise, por exemplo.”

Na prática, Bonome estará em cargo estratégico na Casa caso aceite o convite de Pio. Pela secretaria geral passam os projetos do Executivo. E, além dos trâmites burocráticos, conseguirá manter influência política junto à bancada eleita na coalizão de Pinheiro – ao todo, oito conquistaram cadeiras na coligação do ex-prefeito de São Caetano.

Auricchio não retornou aos contatos da equipe do Diário para repercutir o caso. Bonome prometeu a Pio Mielo retorno sobre o convite hoje. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;