Memória Titulo
São Caetano elege o primeiro juiz de paz
Ademir Medici
03/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O escolhido foi Juca Garcia, em eleição realizada em 3 de janeiro de 1917

 

“Juca Garcia promovia reuniões políticas em sua casa. Com a política passou muito nervoso. No dia do seu aniversário, promovia grandes festas. Trazia os amigos, parentes e vizinhos. A banda da cidade comparecia. Era servida comida o dia inteiro, numa festa que começava pela manhã e seguia até a meia-noite, uma hora da manhã.”

Cf. Angelina Tomaselli Garcia, esposa de Juca Garcia, entrevistada por Memória em 1991.

 

Criado em 4 de dezembro de 1916 (lei estadual 1512, promulgada pelo presidente Altino Arantes), o Distrito de São Caetano – o quinto do Município de São Bernardo, depois da sede na Vila de São Bernardo, Ribeirão Pires, Paranapiacaba e Santo André – preparava-se para ser instalado e elegia seus primeiros juízes de paz.

Foram eleitos: 1º juiz, José Mariano Garcia Júnior, o Juca Garcia; 2º juiz, Antonio Barile; 3º juiz, Carmine Perrela; 1º e 2º suplentes, José Coelho e João Domingos Perrella.

A primeira composição do Distrito de São Caetano mesclava representantes de famílias há muito aqui residentes, como a Garcia, com representantes da forte colônia italiana e mais uma integrante do empreendedorismo de então, a Coelho.

 

JUCA GARCIA

José Mariano Garcia Junior (1872-1947) vivia em São Caetano. Funcionário público. Em 22-5-1902 foi nomeado agente do correio de São Caetano, por portaria da Administração dos Correios de São Paulo. No mesmo ano, em 10 de setembro, foi nomeado funcionário municipal de São Bernardo, que abrangia todo o espaço do Grande ABC atual.

Trabalhou durante 34 anos e 20 dias na Prefeitura, sem gozar ou pedir uma única licença. Teve destacada atuação quando da epidemia da gripe espanhola, em 1919. Foi aposentado em 31-12-1936, pela portaria nº 595, no cargo de subinspetor de tráfego.

Juca Garcia casou-se com Angelina Tomaselli, filha de imigrantes italianos. Tiveram cinco filhos: Lauro, Lauriston, Celidonio, Loshc e Laura.

Lauro Garcia nasceu há 100 anos. Foi o historiador da família. Guardava documentação do pai, subsídios que solucionou e ilustrou várias passagens do livro “Migração e Urbanização, a presença de São Caetano na região do ABC” (Editora Hucitec, PMSCS, 1993).

Líder do primeiro movimento autonomista, em 1928, Juca Garcia foi perseguido por tentar separar sua cidade de Santo André, o que o obrigou a mudar-se por tempos de São Caetano.

 

ANTES DISTO...

Voltemos a 1917. Juca Garcia eleito o primeiro juiz de paz de São Caetano. O próximo capítulo viria em 6 de fevereiro daquele ano, com a instalação do Distrito de São Caetano e a abertura do Cartório de Registro Civil. Quais seriam os primeiros registros?

 

Diário há 30 anos
Sábado, 3 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6331

Manchete – Congestionamento de 25 quilômetros na Anchieta, sentido Santos a São Paulo: o maior dos últimos 10 anos.

São Bernardo – Área do lixão do Alvarenga continua a ser utilizada como depósito de detritos industriais, apesar da interdição judicial determinada em setembro de 1986.

Carnaval 87 – Escola de Samba Acadêmicos do São João, em Mauá, escolhe o samba-enredo: “Ginga Brasil Moreno”, de Zito do Imperador.

Polícia – No primeiro dia de 1987 são registrados nove homicídios no Grande ABC. São Bernardo e Mauá lideram os índices de crimes de morte, com três assassinatos em cada município.

 

Em 3 de janeiro de...
1897 - Fundada a Sociedade Beneficente dos Empregados da SPR (São Paulo Railway), a estrada de ferro entre Santos e Jundiaí que corta o Grande ABC.

 

1917 – Preso, em São Bernardo, Lino Pinto, por ter agredido e ferido Francisco Barros. A prisão foi requisitada pelo juiz da quarta Vara Criminal de São Paulo. O delegado Francisco de Resende recolheu o acusado à cadeia pública, à disposição do juízo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a questão da paz e os comentários da imprensa dos países aliados.

 

1972 – Roldão dos Santos Ferreira indicado o novo secretário de Obras de Santo André. Vai substituir Sebastião Di Lascio.

Ford-Willys vence I Concurso de Decoração Natalinba em São Bernardo.

 

1977 – Enchentes desalojam 70 pessoas na Vila Império, em São Bernardo, e inundam o Bom Pastor, em Santo André.

 

1982 - Fundado o EC Manchester, do Bairro Cooperativa, em São Bernardo.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 3 de janeiro:

No Pará, Ananindeua.

No Ceará, Jardim.

 

Santos do Dia
Santo Antero. Foi papa entre os anos 235 e 236. Apesar do curto período em que permaneceu à frente da Igreja, seu nome ficou marcado pelo importante empenho na preservação do acervo documental católico, permitindo aos historiadores o acesso a diversas informações escritas da Igreja primitiva. Por causa disso, foram mantidas as bases de conhecimento de muitas coleções redigidas pelos notários.

 

Santa Genoveva

Cirino

Florêncio

 

Hoje
Dia do Juiz de Menores. Lembra a morte do promotor, advogado e professor José Cândido de Albuquerque Mello Mattos. Ele foi o primeiro juiz de menores da América Latina. Faleceu em 3 de janeiro de 1934.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;