Memória Titulo
Um intercâmbio interestadual de história e memória
Ademir Medici
29/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Temos apenas a certeza de que Sebastiano Pessot, italiano, desembarcou em 1877 e tomou posse do lote colonial em São Bernardo em 1878, onde viveu e morreu.”

Cf. Mirian Zuccolo Paschoal da Costa, são-bernardense, apaixonada pela memória da cidade, e que volta a colaborar com esta página.

 

Um capítulo dos mais saborosos desta 2ª Semana São Bernardo 2017 – que terá desdobramentos – é acompanhar a alegria com que o time da foto se debruça sobre as coisas da memória. Trata-se de intercâmbio interestadual entre Vitória, no Espírito Santo, e São Bernardo. Descendentes dos Pessotti, Pessotto, Pessot, de cá e de lá, se unem em busca das suas raízes.

Há vários recortes. Um deles é saber o que aconteceu com o patriarca Sebastiano Pessot entre 1877 – quando embarcou na Itália – e 1878, ano do seu estabelecimento no Núcleo Colonial de São Bernardo.

“Sebastiano Pessot não parou no Espírito Santo em 1877”, afirma a professora Alda Luzia Pessotti, dos Pessotti do Espírito Santo, que se encontrou com os parentes de São Bernardo na tarde memorável de 18 de agosto último, tendo por cenário a Seção de Pesquisa e Documentação, onde os Pessotti daqui e de Vitória, representados pela professora Alda, foram recepcionados pelo professor Jorge Scopel Jacobine, da nova geração da Memória Oficial de São Bernardo.

Professora Alda é estudiosa da imigração italiana. Venceu o frio típico desta época de São Bernardo para falar aos Pessotti daqui sobre imigração italiana. Ficou feliz em saber que São Bernardo estuda o mesmo tema. E pelos dias seguintes enviou vários documentos, diretamente da ensolarada Vitória, para os daqui. Coisa linda.

 

A ordenação do frei Calisto Pessotti

Texto: Mirian Zuccolo Paschoal da Costa

 

Ruas de paralelepípedos, o antigo carro estacionado, fiéis em procissão. Era tempo de quermesse. Naquele 24 de junho de 1956 deveria estar frio.

Os frades capuchinhos porém estavam sempre de sandálias. Tio Calisto as usa até hoje.

Há tempos costumavam visitar a cidade, desde que quatro meninos começaram a estudar no seminário franciscano de Piracicaba: Toninho Vanzela, Tininho Salvador, Calisto e seu irmão Isaias Pessotti.

Naquele dia participariam de uma celebração especial. Os familiares e amigos íntimos e piedosos acompanham Frei Calisto, que foi se paramentar na antiga casa paroquial e segue para a cerimônia de sua ordenação sacerdotal. Ninguém tinha dúvidas: ele sempre quis ser sacerdote – até brincava de celebrar ‘missinhas’. Estudou com afinco e incorporou a pobreza franciscana. Estava preparado para viver os ensinamentos de Jesus.

Sessenta e um ano depois, feliz pelas escolhas que fez na juventude, é amado por sua comunidade. Vive na Paróquia de Santo Antônio do Embaré, com seus ‘irmãos’. Conversar com ele é sempre uma aula, seja sobre fé, ciências ou atualidades. “Você percebeu que as pinturas das paredes laterais da igreja representam os fatos notáveis da vida de Santo Antônio?” – e sai descrevendo cada pintura...

Frei Calisto diz que a memória às vezes o trai e, completa, brincando, que isso não é problema: os fiéis, a quem tem como amigos, o corrigem. Ninguém tem dúvidas: ele é feliz e exemplo de vocação. Sempre quis ser sacerdote.

 

Diário há 30 anos

Sábado, 29 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6533

Manchete – Inflação oficial atinge 6,36% e OTN Cz$ 401,69

Grande ABC – Erosão ameaça três bairros: Vila Guarani (Rua Eudizia), em Santo André; Terra Nova 1 e Baeta Neves (Avenida Getúlio Vargas), em São Bernardo.

São Bernardo – Distrito do Riacho Grande reabre o Cartório de Registro Civil após seis anos.

Comércio – Feirantes desconhecem tabela e preços de hortifrúti disparam.

Polícia – Presos punguistas da Baixada Santista na região.

 

Em 29 de agosto de...

1852 – Têm início dos trabalhos de construção da Estrada de Ferro Mauá, no Rio de Janeiro, a primeira do Brasil.

1912 – José Augusto Teixeira nasce em Niterói (Rio de Janeiro). Vem para Santo André nos anos 1940. Era ferroviário. Foi vereador por três vezes na cidade, “o vereador das Casas Populares, em Santa Terezinha”.

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão.

A China e a guerra; comissão militar brasileira vai aos Estados Unidos comprar materiais

para o Exército.

1972 – O engenheiro Antonio Pezzolo defende a proteção do meio ambiente, quatro anos antes da edição da Lei de Proteção aos Mananciais.

Francisco Aguiar, o Formiga, deixa o cargo de técnico do Santo André Futebol Clube. Ele permaneceu seis meses no cargo.

1992 – Prefeito Luiz Tortorelli inaugura o Palácio da Cerâmica, sede do governo municipal de São Caetano.

 

Hoje

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Nacional do Vaqueiro

 

Santos do Dia

Igreja celebra o martírio de São João Batista

Nicéias

Hipácio

Sabina

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 29 de agosto:

No Ceará, Jaguaretama

Em São Paulo, Leme e Mineiros do Tietê

Na Paraíba, Teixeira

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;