Setecidades Titulo Maternidade
Ato estimula mães a amamentar

Terceira edição de mamaço na região foi realizada ontem no jardim do Teatro Elis Regina

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Como forma de exaltar os benefícios da amamentação, grupo de mulheres realizou, na tarde de ontem, mamaço no jardim do Teatro Elis Regina, no bairro Assunção, em São Bernardo. A atividade, que integra calendário de eventos da Semana Mundial do Aleitamento Materno, é a terceira organizada na região.

Além de chamar a atenção da sociedade para o tema, o encontro também serviu como oportunidade para a troca de experiências entre as participantes. A fonoaudióloga especializada em aleitamento materno Aline Belini, 35 anos, lembra que apesar de ter sido ampliado o acesso à informação, ainda há longo caminho a ser percorrido quando o assunto é derrubar tabus.

“Ainda ouvimos muito que o leite é fraco, que temos de introduzir outros alimentos antes dos 6 meses do bebê, por isso a importância de a mulher ter esse espaço para compartilhar”, destaca.

A profissional destaca ainda que o aleitamento exige flexibilidade e dedicação por parte da mãe, tendo em vista as dificuldades vivenciadas nos primeiros meses após o parto. “Temos a questão da fissura mamilar, ocasionada pela pega inadequada, a demora para a descida do leite”, exemplifica.

A mamãe de primeira viagem Juliana Vilar, 31, participou pela primeira vez do evento junto do filho Miguel, 4 meses. A enfermeira, moradora de São Caetano, destaca que foi preciso paciência e perseverança para superar o primeiro mês de vida do bebê sem abandonar a amamentação. “É um choque grande, a criança mama cerca de 15 vezes por dia, são duas pessoas estranhas”, revela.

A organizadora do ato, a psicóloga Carla Capuano, ressalta que a amamentação deve ser prazerosa para mãe e filho e que a hora de parar precisa ser decidida em consenso. “Minha filha, Clara Liz, tem 3 anos e 3 meses e ainda mama uma vez por dia”, conta.

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que o bebê deve se alimentar exclusivamente de leite materno até os 6 meses e a amamentação deve permanecer até a criança completar 2 anos. Isso porque o alimento contém todas as proteínas, vitaminas e água que o bebê necessita.

Após o mamaço, o grupo assistiu apresentação teatral promovida pelo Teatro Casita, espaço de convivência familiar que existe desde 2012 em Santo André. Na Aventura de Parir. Aventura de Nascer, mães de recém-nascidos puderam acompanhar relatos, narrativas e encenações sobre gestação, parto e criação dos filhos.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;