Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

8 coisas que você precisa saber antes de ir ao Japão
02/10/2023 | 11:55
Compartilhar notícia


Planejar uma viagem para o outro lado do mundo não é tarefa fácil. Quem vai ao Japão, por exemplo, precisa se preparar com antecedência e estudar com cuidado o destino para garantir uma boa experiência.

Na hora de montar o roteiro, você precisa ficar atento a, pelo menos, oito detalhes:

  1. Visto japonês
  2. Adquira o JR Pass
  3. Você não vai comer apenas peixe
  4. Abuse da mímica
  5. Choque cultural
  6. Maquininhas de tudo em todos os lugares
  7. Nada de gorjeta
  8. Tipos de hospedagem

Pronto para começar?

Dica: Seguro viagem com 20% de desconto. Use o cupomROTADEFERIAS20.

O que saber antes de ir ao Japão

De acordo com a agência Quickly Travel, esses são os pontos que você precisa saber antes de ir ao Japão:

1. Visto japonês

Os brasileiros precisam tirar o visto para o Japão. A lista de documentação para entrar no país, inclusive, é grande, mesmo para turistas. É preciso anexar o cronograma da viagem, passagem de ida e volta e comprovante de renda.

Outro detalhe importante: depois de emitido, o visto vale por cerca de três meses. Por isso, não adianta tirar a autorização com muita antecedência.

2. Adquira o JR Pass

O sistema de transporte coletivo é um dos principais destaques do Japão. Meios de locomoção em trilhos levam o viajante a praticamente qualquer lugar do país. Por isso, é muito importante garantir o chamado JR Pass, que permite a utilização de forma ilimitada de trens, metrôs e ônibus da linha JR, a maior do país.

Existem pacotes de 7, 14 ou 21 dias. Eles podem ser “Ordinary” (comum) ou “Green” (luxo) e só estão à disposição para estrangeiros com visto de turista e fora do Japão. Portanto, o ideal é comprar com antecedência e ainda no Brasil.

3. Você não vai comer só peixe

Nem só de sashimi e sushi vive o japonês. A gastronomia nipônica é bem diversificada.

É possível se deliciar com opções bem interessantes, como o kareraissu (arroz com curry), shabu-shabu (carne cozida preparada na própria mesa) e o tradicional ramem (um tipo de macarrão ensopado).

Os doces, atração à parte, levam menos açúcar e não são nada enjoativos, além de muito gostosos.

4. Abuse da mímica

Não conseguir se comunicar no Japão é o maior medo de 9 em cada 10 turistas. E isso é perfeitamente normal.

O alfabeto utilizado pelos japoneses é, para nós, do ocidente, algo difícil de compreeander. A fonética, também. E para piorar, a maioria dos japoneses não são fluentes em inglês.

Entretanto, os nativos são prestativos e sempre tentam ajudar os turistas, nem que seja com mímica. Além disso, a maioria das atrações turísticas e estações de metrô possuem descritivos em inglês.

5. Choque cultural

O Japão é um país de contrastes. Antigo e novo coexistem, por vezes, em grandes centros, como Tóquio e outras regiões turísticas do país.

Não se espante, portanto, ao encontrar gueixas andando pelas ruas de Quioto ou templos, de ascendência milenar perto de grandes centros urbanos, como Tóquio e Yokohama.

6. Maquininhas de tudo em todos os lugares

Um dos principais charmes do Japão são as jidouhanbaiki (vending machines). As famosas máquinas de vendas existem em todo lugar e vendem praticamente tudo, sem exagero.

As opções vão desde as mais tradicionais, como as de bebidas quentes e geladas, comidas, salgadinhos, sorvetes, livros e cigarros, até as mais exóticas, como lagostas vivas, vegetais frescos, aluguel de sapatos de boliche e até compra de carros. Há até máquinas em sex shops que vendem pornografia.

Não importa o local que esteja passeando, seja em alguma estação de trem, seja até mesmo em lugares mais inusitados, como no meio de uma plantação de chá, as chances de encontrar alguma dessas máquinas são enormes.

7. Nada de gorjeta 

Em algumas partes do mundo, dar gorjetas é algum muito comum. Já no Japão, a prática pode ser considerada como um insulto. Portanto, nada de distribuir agrados por aí.

A prática é uma forma de tentar se achar superior. O serviço prestado já está com o preço correto e isso é enraizado na cultura pela grande educação em ter um excelente trabalho prestado sem esperar algo a mais em troca.

8. Tipos de hospedagem

No Japão, assim como em qualquer outro país, há hotéis de bandeira internacional que oferecem serviço de hospedagem iguais aos do ocidente. Mas existem também outras formas de curtir a experiência no país.

Os Ryokans, por exemplo, proporcionam ao turista a oportunidade de conhecer melhor o estilo de vida japonês, dormindo com roupas típicas e em colchões sobre o tatame. Já o Shokubo dá ao turista a chance de se hospedar em um templo budista e participar da rotina diária dos monges em uma autêntica experiência dos costumes milenares no Japão.

Seguro viagem Japão

Ao planejar um roteiro no Japão, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil são caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.

Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, entre neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas.

Assim, você economiza e ainda ganha tempo na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom abaixo na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 20% de desconto.

Chip viagem Japão

Com um chip viagem internacional que permite acesso à internet e, muitas vezes, telefone, sua viagem para qualquer lugar do mundo ficará muito melhor. Por isso, vale a pena usar o chip da America Chip, que oferece boa conectividade não apenas nas grandes cidades, mas também nas pequenas vilas japonesas.

E o melhor de tudo é que você tem atendimento de alto nível e recebe tudo em casa antes mesmo de viajar, com todas as instruções para instalar em seu telefone, que são muito simples.

Pontos turísticos de Tóquio

Na galeria, veja atrações da capital japonesa:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.