Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
A importância da análise genética
Do Diário do Grande ABC
20/02/2017 | 13:02
Compartilhar notícia


Testes feitos a partir de amostras de sangue podem estipular a probabilidade do aparecimento de doenças . O avanço da tecnologia e o crescimento no conhecimento genômico causaram evolução significativa no setor de diagnósticos. No caso da análise molecular, tem sido possível propagar verdadeira revolução na prevenção de diversas doenças, como mal de Alzheimer, fibrose cística, síndrome de Lynch, doença de Huntington, síndrome de Down, além de diversos tipos de câncer, tais como mama e ovário, colorretal, próstata, pulmão, entre outros.

A análise genética é recomendada em casos específicos em que há forte histórico familiar. Os testes podem estipular as probabilidades de aparecimento de mais de 2.200 doenças genéticas hereditárias. Pacientes com casos da doença na família podem optar por conhecer suas chances de desenvolvê-la e considerar a opção de tratamento de redução de risco, ou até mesmo avaliar a probabilidade de transmiti-la a seus descendentes. Nestas análises são avaliados os genes que estão frequentemente mutados e também outros não muito frequentes, mas tão importantes quanto para o desenvolvimento da doença, que registrou aumento de 40% de casos nas últimas duas décadas.

No Brasil, os exames mais procurados são os relacionados ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Análises moleculares para câncer mapeiam os aspectos mais importantes nos cuidados contra o desenvolvimento da doença; pré-disposição, prevenção, detecção precoce, diagnóstico, prognóstico e tratamento adequado. Os testes analisam as síndromes de predisposição mais frequentes que levam ao desenvolvimento de tumores como mama e ovário, colorretal, próstata e pulmão, bem como genes associados ao aumento da suscetibilidade ao aparecimento de neoplasias.

As pesquisas na área oncológica apresentaram avanços consideráveis, porém esses avanços não foram capazes de frear o crescimento do câncer. Todos os anos, mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com a doença. Dessas, quase 8 milhões não sobrevivem. Segundo os mais recentes estudos a respeito, um terço das mortes poderia ser evitado com a detecção precoce da doença, sendo este o principal fator para o aumento da sobrevida dos pacientes.

Tania Vulcani é graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Unesp-Botucatu, mestre em Ciências Médicas pela Unicamp, doutorada em Ciências pelo Departamento de Morfologia e Genética da Unifesp e diretora científica do Laboratório Inteligene Genética Integrada.

Palavra do leitor

Nossa praça 

 Sobre a Praça Lauro Gomes, em São Bernardo, o patrimônio histórico, entendido como conjunto de bens e valores representativos de uma nação, deve ser entendido como herança de um povo, como ‘página de nossa história e, portanto, é preciso que seja visto cada vez mais como questão da sociedade, e não apenas do poder público. Portanto, chama atenção esta defesa indefesa do tidos ‘artesãos’ da praça. Uma só pessoa cobra pela exposição dos barraqueiros, tem a chave da praça, abrindo e fechando como se fosse sua propriedade. O espaço público está totalmente destruído. Não está correto! Ora! Sensatez, chega de hipocrisia. Existe o desemprego? E daí? Necessário aos competentes lutar pela retomada da economia, da indústria, dos negócios, para que todos tenham vida digna. Cadê os sindicalistas, que vivem reivindicando melhorias – apenas para si, claro. Devo lembrar que a praça é nossa! Parabéns, prefeito Orlando Morando, pela iniciativa e que nos seja devolvida a alegria de termos grandes recordações de espaço tão significativo.

Luizinho Fernandes

 São Bernardo

Para que servem leis? 

 Li neste Diário esta coluna Palavra do Leitor e quero dizer que concordo com Antônio Ribeiro Santos da Silva (Alzira Franco, dia 5) quanto ao que está acontecendo no Jardim Alzira Franco 2, em Santo André. Sou moradora do mesmo bairro e acho vergonhoso às autoridades municipais – e até estaduais – o fato de muitos moradores estarem vendendo suas residências por não aguentar o barulho de automóveis e bares. O bairro virou terra sem lei, no qual nem as ‘autoridades’ da Segurança que fazem a ronda interferem para acabar com o barulho. O município possui leis e decretos sobre poluição sonora. As leis estipulam, ainda, valores das multas que devem ser aplicadas e determina a lacração do estabelecimento caso não se regularizem ou reincidam no abuso. Então, por que não cumprir a lei? Punir também educa.

Sandra Cristina Rocha

Santo André

Legado

 Não foram poucos os alertas de que o Brasil tinha outras prioridades antes de promover Copa do Mundo de Futebol e Olimpíada. Foram gastos bilhões e bilhões de reais na construção de estádios e outras obras que hoje não servem para nada. Pouquíssimas coisas foram feitas em virtude desses eventos, que trouxeram alguns benefícios aos brasileiros. Boa parte das obras serviu apenas para engordar as contas bancárias de políticos corruptos e empresários inescrupulosos. Estamos vendo o legado deixado por esses dois eventos na terra da ‘Ordem e Pro...pina’. Será que boa parte dos problemas que hoje enfrentamos, principalmente no Rio de Janeiro, organizador da Olimpíada, não se deve a tanto dinheiro gasto de forma errada e desnecessária? Triste constatação dos fatos. Agora, para consertar o Brasil, estão querendo jogar tudo nas costas dos aposentados e dos trabalhadores, tremenda injustiça. Vamos ficar atentos. 

Mauri Fontes

Santo André

Visita 

 Registro com satisfação a visita do prefeito de Santo André, Paulo Serra, juntamente com diretor da Saúde e equipe, ao Pronto Atendimento Bangu para verificar o andamento das obras de reforma do local. O projeto em andamento é para oferecer melhores condições de atendimento aos pacientes. Foram recebidos por engenheiros da empresa responsável. O prefeito pontuou itens de prioridades e determinou a toda equipe que haja qualidade nos serviços, produtos, equipamentos, móveis e utensílios médicos. Recepcionados com café da manhã, receberam recomendações de carinho e apreço por suas iniciativas. Prefeito, unidos nós faremos a diferença. Sucesso em sua jornada política.

Edson Campelo

Santo André

 

Pragas 

 O Brasil pode ser comparado a uma árvore com cupim, pois no País há grande parte de ministros, senadores, deputados federais e estaduais etc arrolada em investigações de vários segmentos. Seria bom que esses ‘suspeitos’ fossem obrigados a usar tornozeleiras eletrônicas até a conclusão do processo. Se isso realmente acontecesse e houvesse detector de metais espalhados pelos ministérios, Senado, Câmara etc certamente muitos deles ficariam do lado de fora de seus ambientes de trabalho. Muito difícil seria aprovar ou reprovar algum projeto em benefício do povo, devido ao baixo número de presença. Tem um ditado de otimismo que prega que esses corruptos e espertalhões conseguem dormir cinco minutos por dia. Já imaginou se não conseguissem o estrago que fariam? Infelizmente a situação não é para risos, mas de vergonha daqueles que se julgam representantes do povo. 

Sérgio Antônio Ambrósio

 Mauá

Maia, um anjo

 Não foi à toa que o deputado Rodrigo Maia passou por cima da Constituição e do regimento interno da Câmara Federal e se reelegeu presidente da Casa! Chefe maior, o presidente Michel Temer também é um anjo e o aplaudiu em pé. No entanto, o anjo Maia está dizendo que não sabe o que fazer com o projeto-lei de iniciativa popular desfigurado pelos deputados federais com assinaturas de mais de 2 milhões de brasileiros pedindo o endurecimento no cumprimento das leis e fim da impunidade a todos, inclusive aos parlamentares e políticos. Coitado! Ele está aguardando uma luz divina para iluminar o seu caminho angelical. 

 Benone Augusto de Paiva

 São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;