Memória Titulo
Beltran, os Cheidde e o cinema nacional
Ademir Medici
12/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Eliana Macedo e Adelaide Chiozzo imortalizaram a canção Beijinho Doce, de Nhô Pai, no filme Aviso aos Navegantes, da Atlântida, lançado em 1950.

 

Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, ganha uma exposição retrospectiva no espaço que talvez mais o identifique: a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, na Rua Marechal Deodoro, entre o Largo da Matriz e a Praça Lauro Gomes. Um cenário que marcou a própria infância, adolescência e juventude do Beltran.

Beltran fez algumas fotos clássicas neste espaço, dos desfiles cívicos e procissões dos anos 1950 às tomadas com as quais perpetuou a sua eterna Vila de São Bernardo, algumas batidas a partir dos altos do Banco Noroeste: de um lado, justamente, o Largo da Matriz, de outro, a Praça Lauro Gomes, onde o goleiro Beltran defendeu as cores do seu EC São Bernardo em jogos no campo do eterno adversário, o Palestra de São Bernardo.

Do prédio onde está montada a sua retrospectiva, especificamente, Beltran lembrou, aqui mesmo em Memória, do dia em que Piola Margonari, seu companheiro do ‘Esporte’, serviu como ‘prefeito’ por um dia, no intervalo entre a saída de Wallace Simonsen e a posse de Tereza Delta, nos idos de 1947.

Deu branco naquele dia. Quem era o prefeito? Piola ficou com a chave da então sede da Prefeitura. E aquilo provocou muitas e gostosas observações de um momento que hoje chega ao seu 70º aniversário.

Não temos dúvida, muitos antigos são-bernardenses passarão pelo edifício da velha Prefeitura e Câmara para rever o clic de Beltran. Maior emoção. Triste a sua partida, menos de dois anos atrás. Beltran, que falta você faz, à sua família, aos seus amigos, à cidade, à memória de São Bernardo que, sem a sua voz e o seu entusiasmo, permanece mais pobre desde aquele 21 de setembro de 2015.

 

CINEMA

Da foto de hoje nos fala Junior Cheid. Era o início da década de 1950. Após o lançamento de um filme da Atlântida no Cine Anchieta, em São Bernardo, duas atrizes famosas são recepcionadas na casa do Sr. Khalil Cheidde, proprietário do cinema: Eliana Macedo e Adelaide Chiozzo (também acordeonista).

Estão na foto os filhos do Sr. Khalil: Zackia – chamada pelo jornalista Cyro Cassettari de “A dama da Marechal” –, Rosa, Adhia, Zahia, Michel e Moyses.

Eliana e Adelaide estão ao lado dos seus maridos, Eliana casada com Renato Murce, um dos pioneiros do rádio brasileiro.

A foto foi guardada por Armando Couceiro, o menino à direita com a mãe, Dona Alcina.

Esta é mais uma daquelas fotos que levam a assinatura de Beltran Asêncio e que a cidade guardou, reverenciando o fotógrafo da cidade.

 

BELTRAN ASÊNCIO

Fotografia, vida, cidade.

Exposição da Secretaria de Cultura de São Bernardo.

Local: Casa de Cultura Antonino Assumpção

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1.325

Visitação: até 9 de julho, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Diário há 30 anos
Terça-feira, 12 de maio de 1987 – ano 30, edição 6439

Manchete – Sarney (José, presidente da República) quer lei para conter preços

São Caetano – Vereador João de Moraes denuncia o que chama de crescimento desordenado do município.

Primeira Divisão – No Estádio Bruno Daniel, Santo André 3, XV Piracicaba 2.

Literatura – Lygia Fagundes Telles assume a Academia Brasileira de Letras. Em artigo, a jornalista Virgínia Pezzolo define Lygia como “a escultora de letras”.

Polícia – Ladrão assassino degolado em Mauá.

 

Em 12 de maio de...
1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: chegada de uma missão italiana aos Estados Unidos.

1952 – Fundado o Edifício José Pasin, com o novo Cine São Bernardo, na Rua Marechal Deodoro. O edifício, recuperado, preserva a fachada original.

1982 – Grupo Cênico Regina Pacis, de São Bernardo, comemora seus 20 anos com a encenação de Circo Que Te Quero Circo, do estreante Armando Mamam e direção de Antonino Assumpção.

 

Hoje

Dia da Enfermagem e do Enfermeiro

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Indiaporã. Elevado a município em 1954, quando se separa de Fernandópolis.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 12 de maio:

No Rio Grande do Sul, Amaral Ferrador, André da Rocha, Barão, Bom Princípio, Camargo, Cerro Branco, Cerro Grande do Sul, Cotiporã, Faxinalzinho, Jóia, Morro Redondo, Palmares do Sul, Paraíso do Sul, Poço das Antas, Salto do Jacuí, Santa Maria do Herval, Tavares, Três Coroas, Três Palmeiras e Vila Flores.

Em Minas Gerais, Cambuquira.

No Paraná, Cantagalo e Turvo.

No Mato Grosso do Sul, Costa Rica, Douradina, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Taquarussu.

No Maranhão, Estreito.

Na Bahia, Eunápolis.

No Rio Grande do Norte, Lagoa de Pedras.

Em Santa Catarina, Maracajá e Otacílio Costa.

No Pará, Medicilândia.

No Ceará, Miraíma.

No Amazonas, Urucará.

 

Santos do Dia

Nereu, Aquiles (na estampa) e Pancrácio. Mártires. Embora recordados os três no mesmo dia, 12 de maio, o culto deles foi sempre separado, como dizem os compiladores do novo calendário: “A memória dos santos Nereu e Aquiles e a memória de são Pancrácio são celebradas separadamente com formulários próprios segundo uma antiga tradição romana”.

Fonte e estampa – Paulus Editora

 

Leopoldo Mandic

Joana de Portugal




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;