Social Titulo Social do Diário
Dia Mundial do Diabetes tem movimentação em São Bernardo

Ação realizou 530 testes rápidos de glicemia

Juliana Bontorim
14/11/2017 | 17:44
Compartilhar notícia
Divulgação


Na data em que é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, São Bernardo recebeu atividade, em parceria com o Shopping São Bernardo Plaza, de conscientização sobre a doença. Ao longo do ato, foram realizados 530 testes rápidos de glicemia e orientações sobre os principais sintomas provocados pela diabetes.

A estrutura foi montada nas dependências do shopping composto por profissionais da Secretaria de Saúde, que entre 10h e 15h, garantiram atendimento a um bom número de pessoas.

A dona de casa, Rita de Cássia Ramos Monteiro, de 59 anos, participou da campanha. “Essa é a primeira vez que eu realizo esse exame, apesar de me cuidar, a sempre arrumo uma desculpa na hora de ir ao médico. Essa ação facilita muito a nossa vida, agora vou para casa tranquila, afinal a meu resultado está normal”, explicou Rita.

 

Também dona de casa, Cícera Lobo Gonçalves, de 46 anos, aprovou a iniciativa e fez questão de dar uma paradinha nas compras para checar a saúde. “Participo de todas as ações que a prefeitura realiza no shopping. Acho incrível ter a oportunidade de checar a minha saúde, sem mudar a minha rotina. Desse jeito, as pessoas ficam mais atentas e podem iniciar tratamento o quanto antes”, disse.

 

O cuidado com a diabetes é uma preocupação constante na cidade, que vem investindo e ampliando no tratamento para fornecer um atendimento de seguro à população. “Hoje a cidade possui 8.100 pacientes diabéticos, que realizam tratamento e retiram insumos e insulina nas UBSs. Como é uma doença crônica e sem cura, estamos investindo em planos de prevenção e conscientização da população.  Aos poucos, com todas essas ações e melhorias, estamos provando que a saúde é a principal prioridade desta gestão”, destacou o prefeito Orlando Morando.

 

Já o secretário de Saúde, Geraldo Reple, aproveitou a oportunidade para alertar os principais perigos, caso a doença não seja controlada. “A diabetes é uma doença extremamente silenciosa, grande parte da população possui o distúrbio e não sabe. Hoje mesmo, durante essa ação, atentemos uma pessoa que estava com 300 de glicemia e não tinha conhecimento. Se o índice não estiver controlado ele pode ocasionar graves problemas cardíacos, renais, entre outros”, explicou Reple.

 

Os pacientes que apresentaram alterações glicêmicas foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde, para dar início ao tratamento. Nas UBS eles serão acompanhados por uma equipe multiprofissional e receberão os medicamentos e insumos necessários.  Além do ventro de compras, a Secretaria de Saúde também apoiou uma ação realizada pela Associação de Diabetes de São Bernardo. Foram armadas tentas na Praça da Matriz e realizados testes rápidos de glicemia e avaliações na saúde na bucal, a fim de identificar lesões e diagnósticos de câncer.

 

Diabete Sob Controle

Recentemente, a Prefeitura lançou um programa de monitoramento da doença. Os pacientes diabéticos são monitorados dia a dia por uma equipe multidisciplinar e recebem todo o auxílio necessário para controlar o distúrbio e manter a glicemia controlada.

 

Para a execução do projeto, foi firmada uma parceria com uma empresa privada e disponibilizados glicosímetros, balanças e um aplicativo de celular. Todas as medições dos pacientes são enviadas para a empresa, via bluetooth, ampliando o acompanhamento. Além disso, foi disponibilizada uma central telefônica, que entra em contato com os pacientes quando percebem alterações nos índices glicêmicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;