Setecidades Titulo Segurança pública
Homicídios caem
25% no Grande ABC

Estatísticas criminais, que serão divulgadas hoje,
apontam a tendência de queda nos assassinatos

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Obtidas com exclusividade pelo Diário, as estatísticas criminais referentes a julho, que serão divulgadas oficialmente hoje pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) chamam a atenção para a queda no número de homicídios dolosos registrados no Grande ABC. Os casos de furto também apresentaram redução na região.

A tendência de queda nos assassinatos é comprovada pela redução de 25% nos casos registrados nas delegacias, na comparação com as estatísticas referentes a julho do ano passado.

Na relação com junho, novamente os casos de mortes provocadas intencionalmente caíram, desta vez em 21,74%.

Apesar dos números mensais positivos, a comparação entre os sete primeiros meses de 2013 com o mesmo período do ano passado revela aumento de ocorrências do tipo de 7,86%.

Além disso, o Grande ABC teve em julho 68,7% a mais de registros de tentativas de homicídios na comparação com o mesmo mês de 2012, passando de 16 para 27 ocorrências. Desde o início do ano, foram 81 registros do tipo nas delegacias, cinco a mais que no mesmo período no ano passado.

Os latrocínios (roubos seguidos de morte) também apresentam tendência de aumento neste ano. Foram dois casos a mais na comparação entre julho de 2013 e do ano passado. Conforme o Diário publicou, no entanto, o índice de esclarecimentos da Polícia Civil da região nesta modalidade criminal, atualmente de 56%, é superior às médias da Capital e do restante do Estado.

PATRIMÔNIO

Os crimes contra o patrimônio, considerados prioridade pelas polícias da região, tiveram resultados positivos em julho. Os furtos variados caíram 3,2% em relação ao mesmo período no ano passado, mantendo tendência. Na comparação direta com o mês anterior, a redução foi de 2,5%.

Os outros casos de roubos, ou seja, quando há o uso de arma branca ou de fogo, também caíram e apresentaram resultado 1,9% menor de ocorrências em julho em relação a junho.

Crimes envolvendo automóveis, porém, ainda preocupam. Foram 32,9% a mais de casos de roubos de veículos registrados em julho na comparação com o mesmo mês em 2012.

Não significa, no entanto, que não esteja havendo atuação policial. Na comparação com o mês anterior, por exemplo, houve queda no furto de veículos nas sete cidades, o que ajudou a reduzir também a diferença no balanço percentual entre 2013 e o ano passado.

Preocupa, no entanto, a incidência de roubos de carga ocorridos na região. Principal via de ligação entre a Capital e o Litoral, o Grande ABC se torna alvo dos criminosos. Em julho, foram 25,8% a mais de casos que no mesmo mês do ano anterior. Mesmo assim, no contexto geral, até aqui no ano, em comparação ao mesmo período de 2012, a queda foi de 13,2%.

Amplamente positivos são os dados sobre roubo de bancos. Foram dois em julho, 60% a menos que em 2012.

Estupro apresenta queda considerável de registros nas sete cidades

O estupro foi outra das modalidades criminais que apresentou queda considerável de registros, segundo as estatísticas criminais. Foram 21,7% ocorrências a menos em julho deste ano na comparação com 2012.

A modalidade criminal apresenta tendência de queda, visto que na comparação com o mês anterior, os estupros também tiveram redução de 12,2%.

Outros tipos de crimes registraram queda de ocorrências nas delegacias da região. Foram 26% a menos de casos de lesão corporal dolosa (onde há a intenção de machucar) na comparação entre julho de 2013 e o mesmo mês do ano anterior. Na comparação entre os sete primeiros meses do ano, o Grande ABC teve queda de 12,5% no mesmo período em relação ao ano anterior.

Os casos de tráfico de drogas também caíram. Foram 13,6% menos ocorrências do tipo em julho deste ano, se comparado a 2012. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;