Memória Titulo
Pirapora. Piraporinha. Os 90 anos deste Oliveira

Benedito de Oliveira nasceu há 90 anos no bairro de Piraporinha, então pertencente ao Município de São Bernardo...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Benedito de Oliveira nasceu há 90 anos no bairro de Piraporinha, então pertencente ao Município de São Bernardo - hoje pertence à Diadema. Pirapora - seu apelido - faz parte do tronco de uma das famílias mais antigas do Grande ABC, que antecede a imigração europeia aqui estabelecida a partir de 1877.

Quem conta a história de Benedito de Oliveira é seu filho, o professor e pesquisador da Memória João Paulo de Oliveira, que correu mundo, viveu em várias cidades - inclusive do Grande ABC - e que hoje está de volta às terras dos seus ancestrais, Diadema.

LINHA DO TEMPO

1918: 6 de agosto - O nascimento de Benedito de Oliveira, filho de João Paulo de Oliveira e Maria Pires de Araújo. Seu avô paterno, José Pedroso de Oliveira, foi o fundador de Piraporinha.

1941: 4 de dezembro - O casamento com Matilde Pinheiro de Oliveira, prima em 4º grau.

- O casal passa a residir em São Bernardo e, alguns anos depois, na Rua Javaés, em Santo André. Tiveram sete filhos.

Anos 1940 - Trabalha de operário na construção da primeira pista da Via Anchieta.

Anos 1950 - Após trabalhar como motorista de ônibus, torna-se motorista de praça, com ponto de táxi ao lado do Cine Carlos Gomes. Ganha o apelido de Pirapora, por ter nascido em Piraporinha.

1997: 9 de agosto - Falece Benedito de Oliveira.

2008: 24 de outubro - Falece Matilde Pinheiro de Oliveira.

Missiva póstuma

Texto: João Paulo de Oliveira

Oi pai, tudo bem? O senhor nem imagina a falta que faz aqui. Depois que o senhor partiu nunca mais fui o mesmo. A mãe também nos deixou. Depois de sua partida ela foi se definhando aos poucos. Ficou muito brava comigo, porque não se conformava pelo fato do seu filho não acreditar mais em Deus, depois da sua partida. "Você precisa ter uma religião", pregava ela. Mas agora vamos lembrar das coisas boas que passamos juntos.

Lembra quando o senhor me levava à escola? Seguia eu ao seu lado, em pé, vendo-o dirigir. Ou então da minha alegria ao recebê-lo calorosamente em casa. Mamãe me admoestava, porque eu sentava no seu colo e não o deixava almoçar ou jantar sossegado.

O senhor nos levava para visitar a avó Maria e a tia Noêmia em Piraporinha. Conduzia os passageiros para o interior e às vezes me levava junto. Também me convidava quando da entrega de encomendas, encarregando-me de ler os endereços. Não esqueço do pão com mortadela e guaraná Antarctica que consumia com o senhor nestas ocasiões.

A sua risada estrondosa. Os seus beijos e abraços calorosos. A sua proteção quando cometia alguma peraltice mais séria e a mãe queria me dar algumas palmadas.

Convivia com seus amigos motoristas, como o Chamegão ou Jamegão (detestava aquele charuto fedorento dele) e seu filho Orestes.

Lembra, pai, como o senhor, prontamente, me dava dinheiro para comprar livros e outros materiais escolares ou, mais tarde, para o cinema e teatro? Ou como não mediu esforços para que eu me recuperasse, quando fiquei doente na adolescência? Ou quando eu trabalhava na Fundação Santo André, na secretaria da faculdade de Filosofia? O senhor, todo orgulhoso, me levava até lá.

Perdão, pai, por não ter o diploma de advogado, como o senhor queria. Imagino como foi difícil para o senhor prover sua numerosa prole, com o seu ofício de motorista de praça, mas graças ao senhor, seus filhos são cidadãos honestos. E eu já sou avô. Minha neta, a sua bisneta, Ana Carolina, tem cinco anos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 5 de agosto de 1979

Santo André - Após 11 anos, viaduto 18 do Forte não é concluído.

São Bernardo - Procuradores municipais discutem uso e ocupação do solo; preservação ambiental e competência municipal.

São Caetano - Grupo de Escoteiros João Ramalho celebra 27º aniversário.

Imprensa - Diário participa de exposição em Piracicaba.

Economia - Ford exporta 140 utilitários ao Equador.

Crônica 1 - Roterdan Cravo (Fausto Polesi): "Domingueiros sem gasolina é porta aberta à tragédia".

Crônica 2 - Guido Fidelis: "No cenário mundial surge o magnífico defensor dos fortes".

EM 6 DE AGOSTO DE...

1910 - João Rubinato, o compositor Adoniran Barbosa, nasce em Valinhos. Jovem, muda para Santo André.

1914 - Áustria declara guerra à Rússia, e a Sérvia à Alemanha. Esquenta a Primeira Guerra Mundial, ainda restrita à Europa.

1930 - Fundado o Clube Atlético Aramaçan, em Santo André.

1969 - Fundação do Núcleo Santo André da União dos Aposentados e Pensionistas do Brasil.

HOJE

A Igreja celebra a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta festa remonta ao século 5, no Oriente. Na Idade Média, estendeu-se por toda a Igreja Universal.

SANTOS DO DIA

Agapito, Felicíssimo e Magno

ALMANAQUE

Maria Araújo Amorim

Nascimento: São Tomé (RN), 6 de agosto de 1941.

Vereadora: 1996 (suplente).

Partidos: PDT, PTR e PPB.

Veio do Nordeste para São Paulo quando tinha três anos. Sua família radicou-se em Presidente Prudente. Transferiu-se para Santo André em 1967. Formou-se em secretariado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;