Setecidades Titulo Prevenção
Defesa Civil de Ribeirão lança ação de combate às enchentes

Durante a Operação Verão Seguro, efetivo de reforço soma 200 pessoas no município

Por Daniel Macário
Especial para o Diário
03/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Ribeirão Pires, junto à Defesa Civil do município, lançou oficialmente ontem a Operação Verão Seguro, campanha que tem o objetivo de prevenir e combater os problemas ocasionados pela chuva. A ação, que faz parte do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) 2014/ 2015, está em vigor desde segunda-feira e irá mobilizar, até a primeira quinzena de 2015, aproximadamente 200 profissionais dos mais variados setores da administração pública da cidade.

Segundo o comandante da Defesa Civil do município, Miguel Luis Filho, que assumiu o posto no início de novembro, neste ano o objetivo é fazer com que a população faça parte do processo de prevenção. “Estamos focando no treinamento de nossos profissionais (de cerca de duas horas por dia) para atender a demanda dos moradores, e também nas ações preventivas como vistorias e limpeza de galerias, podas e corte de árvores com riscos iminentes e até na reforma e adaptação de uma viatura, que deve estar disponível em janeiro para atender as demandas.”

Visando oferecer estrutura melhor para a operação, neste ano a Defesa Civil realizou o mapeamento de áreas de risco de cidade junto com o Plano Municipal de Redução de Riscos, realizada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O serviço permitiu identificar 33 casos de maior risco, no qual foram realizados serviços específicos de acompanhamento e remoções. Além disso, em abril, a Defesa Civil demoliu moradias no Morro do Careca e retirou as famílias das áreas consideradas como risco muito alto pelo levantamento do IPT.

DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do período de chuva, o comandante da Defesa Civil tem intensificado a divulgação dos canais disponível para os moradores relatarem problemas como quedas de árvores e rachaduras dentro de residências, dentre eles o telefone 199.

“Só neste primeiro mês de divulgação no Facebook e em outros meios, já tivemos aumento de 130% no número de ligações. Muitas pessoas não sabiam o que a Defesa Civil pode atender”, revela Filho, que até o fechamento desta edição não passou o número de ligações registradas no período. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;