Economia Titulo Na ponta do lápis
Itens de limpeza são mais caros no mercado

Diferença de lista com sete produtos é de 177,5% quando comparados com aqueles sem marca

Por Renato Gerbelli
Especial para o Diário
29/08/2014 | 07:19
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Celso Luiz/DGABC


Produtos de limpeza são essenciais para deixar qualquer casa ou empresa ‘brilhando’. E, na hora da comprar os itens, além da qualidade, o consumidor procura a opção mais econômica para não pesar muito no bolso.

Para ajudar na hora de fazer a conta, a equipe do Diário comparou os preços de itens de limpeza e higiene pessoal e constatou que a compra no supermercado sai 177,5% mais cara em relação a comércios que vendem produtos sem marca. Da lista de sete itens analisados, apenas um valia mais a pena adquirir no mercado.

O valor expressivo é justificado pelas marcas, que encarecem o produto, enquanto muitos comércios produzem a própria mercadoria e comercializam em recipientes próprios, geralmente sem rótulo e em embalagem reutilizada.

O item que teve a maior disparidade de valores, de acordo com a pesquisa, foi o sabonete líquido. No estabelecimento de rua saía por R$ 3 o litro, enquanto no supermercado, a marca mais barata ficava por R$ 22,76, preço impressionantes 658,6% maior. Já o sabonete em barra, com 250 gramas, estava R$ 1,40 no comércio e R$ 2,45 no supermercado.

O litro do limpador multiuso foi outro produto que apresentou grande diferença. O da marca mais barata (R$ 4,98) estava 116,5% mais caro em relação ao que é produzido de forma caseira (R$ 2,30). O litro de detergente, por sua vez, tinha valor de R$ 2 no comércio de rua e R$ 2,58 no mercado, ou seja, 29% mais caro na segunda opção.

Já o desinfetante de um litro, custava R$ 1,40 no estabelecimento de rua e R$ 1,89 o mais barato encontrado no supermercado, valor 35% maior. Enquanto isso, a água sanitária foi o produto que, percentualmente, mostrou menor diferença: apenas 25%. O caseiro estava R$ 1,20 e o mais em conta vendido no mercado não saía por menos de R$ 1,50.

O único item dos sete analisados que custava mais barato no supermercado foi o amaciante. Neste tipo de estabelecimento, o litro era vendido por R$ 1,58, enquanto no comércio foi encontrado por R$ 2,30, ou seja, 45,5% mais caro.

Na soma de todos os produtos, o consumidor gastaria R$ 13,60 no comércio e R$ 37,74 no supermercado, ou seja, 177,5% a mais. Em valores, o comprador economizaria R$ 24,14 nos estabelecimentos que vendem produtos de limpeza sem marca.

JUSTIFICATIVA - Para a gerente da Disk Limp, comércio em Santo André que vende esse tipo de produto, Kátia Valéria Torteli, o preço sai mais barato justamente por não ser rotulado. “A grande vantagem é que o produto é a granel, não tem marca nem rótulo, por isso sai mais barato”, afirmou ela, que produz no local amaciante, detergente e desinfetante. “Os demais produtos eu compro de uma empresa que me entrega aqui.”

Kátia, porém, diz que os clientes não vão à loja apenas pelo preço sair mais em conta. “É mais cômodo. Aqui as pessoas não pegam fila igual no mercado. Além de os produtos serem mais baratos, elas podem levar a quantidade que quiser, não ficam limitadas apenas pela embalagem do item”, declarou.

Cliente do estabelecimento há muitos anos, a aposentada Cibel Pimentel, 84 anos, vai ao local pela comodidade. “É perto de casa, fica mais fácil para vir. Mas o produto caseiro também é bom e o preço vale a pena. No supermercado, o custo dos produtos de limpeza está um absurdo”, disse.
 




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