Setecidades Titulo Trânsito
PM autua 300 motoristas
por dia no Grande ABC

No ano passado, 219,3 mil veículos foram fiscalizados; ao
todo, 110,5 mil condutores foram flagrados em irregularidades

Fábio Munhoz
Rafael Ribeiro
04/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais da metade dos condutores de veículos automotores fiscalizados pela Polícia Militar no Grande ABC em 2012 foram multados por infrações previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) ou autuados por crimes como roubo, furto, receptação, lesão corporal ou dirigir embriagado, por exemplo. Ao todo, 219.292 motoristas foram averiguados em blitze ou ações pontuais nas sete cidades. Desses, 110.517 acabaram flagrados em irregularidades, o que equivale a 50,3% do total, ou 300 autuações por dia.

Segundo o comandante interino da Polícia Militar na região, tenente-coronel José Belantoni Filho, os principais problemas encontrados pela corporação nas ruas são referentes à documentação do veículo ou à CNH (Carteira Nacional de Habilitação). "Muitas vezes o documento está vencido ou há problemas em itens de segurança, como uma lanterna queimada. Não há a preocupação das pessoas para a regularização", comenta. Segundo o levantamento, 1.374 CNHs foram apreendidas em um ano.

Segundo Belantoni, a tendência é o número de autuações aumentar neste ano. "Com a manutenção dos convênios com administrações municipais que assumiram, vamos trabalhar firme. O trânsito é uma das maiores preocupações da região", garante.

O foco principal é sobre as motos. Apesar de não divulgar dados específicos, o comandante esclarece que elas são maioria entre veículos autuados em 2012. "Vamos intensificar ainda mais a atuação sobre elas. Quase sempre há uma motocicleta envolvida em acidente", sustenta Belantoni.

As estatísticas mostram ainda que 17.137 veículos foram recolhidos pela Polícia Militar aos pátios.

SEGURANÇA
Na opinião do advogado José Almeida Sobrinho, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências do Trânsito, o alto número de condutores em situação irregular aumenta o risco de acidentes. Além disso, os dados refletem o comportamento do motorista nas ruas.

"Se o condutor é relaxado em relação a normas administrativas, também pode agir assim com as regras de trânsito. Sem contar que os veículos sem condições de segurança também colocam em risco a vida de outros motoristas e pedestres", avalia.

O alto número de motos autuadas pela polícia também é visto por Almeida como reflexo do perigo causado por elas. "Grande parte dos motoqueiros não tem habilitação. Portanto, não são capacitados para circular, o que é um grande fator de risco. E também não se preocupam com itens importantes dos veículos, como lanternas e freios", alerta.


Corporação atendeu 38 ocorrências por hora em 2012

A Polícia Militar atendeu, em média, 38 ocorrências por hora no Grande ABC em 2012. Segundo balanço da corporação, foram 341.083 atendimentos em cerca de 1,8 milhão de chamadas realizadas pelo telefone 190 ao Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) no último ano.

A central da região é a segunda que mais recebe chamadas no Estado, perdendo apenas para a Capital. Em 2012, a média foi de 3,5 ligações por minuto. Cerca de 18% delas renderam atendimento com viatura. "É um grau de excelência muito grande", comemora o tenente-coronel José Belantoni Filho.

No ano passado, foram 3.038 prisões em flagrante, 2.705 pessoas autuadas, 6.396 veículos recuperados, cerca de 800 quilos de drogas, 516 armas de fogo e 95 réplicas apreendidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;