Setecidades Titulo
Região pede ala para crianças agredidas
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
04/08/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


O Grupo de Trabalho Criança Prioridade 1, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, encaminhou à Secretaria Estadual de Saúde ofício solicitando que seja criada no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, uma ala de atendimento específico para as crianças vítimas de agressão e abuso sexual.

Segundo o coordenador do grupo, Ariel de Castro Alves, os prefeitos dos sete municípios da região também pediram que em alguns IMLs (Institutos Médico-Legais) do Grande ABC sejam colocados serviços específicos para atender esses casos, possibilitando que as crianças tenham um atendimento com psicólogos e assistentes sociais.

"É importante que seja feita essa humanização dos atendimentos para as crianças e adolescentes. Também queremos agilizar os agendamentos das consultas, que hoje demoram muito e são feitas só no Hospital Pérola Byington, na Capital", explicou Alves.

A dificuldade de deslocamento dos pais para levar as crianças e adolescentes até o hospital paulistano faz com que muitos desistam de continuar o tratamento dos filhos.

"O GT (Grupo de Trabalho) trata a possibilidade de ter ao menos um IML regional mais adequado para atender crianças e adolescentes vítimas de violência, centralizando os casos da região, até que todos IMLs se tornem adequados", completou o coordenador pelo Consórcio Intermunicipal.

Também já foi pedido pelo GT e juízes da Vara da Infância e Juventude da região que a Secretaria Estadual de Saúde instale também no Hospital Estadual Mário Covas alas específicas e exclusivas de internação para tratamento de drogadição.

Alves, que também preside a Fundação Criança de São Bernardo, lembra uma reinvidicação antiga já feita à Secretaria Estadual de Segurança Pública, que é a instalação de delegacias especializadas para crianças e adolescentes. O Estado, segundo ele, respondeu que não planejava atender ao pedido.

SERVIÇOS OFERECIDOS
Na região, o Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus-Tratos na Infância), em Santo André, conta com equipe multidisciplinar, oferecendo atendimento psicoterapêutico às crianças e adolescentes vítimas de todos os tipos de violência doméstica, bem como, aos agressores.

Em São Bernardo, a Fundação Criança tem o CAF (Centro de Atendimento à Família) que oferece, além do atendimento necessário para recuperação da criança vítima de violência sexual e doméstica, apoio de conscientização para as famílias em vulnerabilidade social - que muitas vezes são autoras das agressões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;