Cena Política Titulo
Três contra um

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou recentemente alguns projetos para a melhoria da Saúde pública brasileira

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
10/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou recentemente alguns projetos para a melhoria da Saúde pública brasileira. As ações tiveram grande repercussão. E o debate chegou à Câmara de São Caetano. Três vereadores médicos, José Roberto Espíndola Xavier (PMDB), Carlos Seraphim (PPS) e Flávio Rstom (PTB), criticaram as iniciativas da petista. E restou ao único parlamentar do PT na Casa, Pio Mielo, defender a política do Palácio do Planalto. Segundo os especialistas em Medicina, o Programa Mais Médicos, que oferece bolsas de R$ 10 mil para trabalho em cidades distantes, no Interior do País, não resolve o problema da Saúde. O trio defendeu investimento em infraestrutura. Para embasar os ataques a Dilma, Xavier levou dados comparativos de Brasil e Canadá, que possuem quantidade semelhante de médicos. Porém, há abismo na diferença da qualidade dos serviços prestados. Outro alvo dos vereadores foi a extensão dos cursos de Medicina para oito anos, com obrigação dos estudantes atuarem o último biênio no SUS (Sistema Unido de Saúde). Pio Mielo tentou ressuscitar os programas de Dilma, que àquela altura já estavam na UTI, segundo avaliação dos outros parlamentares. O petista concordou que investimentos em hospitais são importantes, mas disse que a presença de profissionais em áreas longínquas também tem de ser focada. Sozinho, em defesa da companheira.

Assistência Social

A Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, de Santo André, foi beneficiada com emenda de R$ 110 mil, de autoria do deputado estadual Luciano Batista (PSB). Fundada desde 1979, a unidade atende 217 crianças e adolescentes entre três meses e 17 anos, orientadas com cursos, aulas e atendimentos. O deputado visitou a instituição em 2011. “É um ambiente educacional adequado que desenvolve o potencial das crianças em situação de vulnerabilidade social”, destaca o socialista.

Dose dupla

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ministra palestra na Casa da Palavra, em Santo André, dia 23, às 20h. O petista explanará sobre seu projeto que virou livro Renda Básica de Cidadania. O congressista também estará dia 31, às 17h, na sede do PT em São Bernardo, para discorrer sobre o mesmo tema. A atividade é promovida pelo grupo de participação do popular do partido.

Será que dá?

Comenta-se à boca pequena em Diadema que o ex-prefeito Mário Reali (PT) tem telefonado inclusive para adversários para tentar reverter parecer negativo do TCE (Tribunal de Consta do Estado) às contas de 2009. O petista ainda não tem número suficiente de votos para ser absolvido. Reali precisa de apoio de 14 dos 21 vereadores.

Catimba?

Simulação de faltas e contusão são normais no futebol. E na política, qual é a cera? Dizem que o secretário de Saúde de Diadema, José Augusto da Silva Ramos, encontrou um método de ludibriar a imprensa. Quarta-feira teve audiência pública do Samu, na Câmara. Jornalistas o questionaram sobre os motivos de não ter inscrito a cidade no Programa Mais Médicos, do governo federal. Começou respondendo que por problema no sistema perdeu o prazo, mas foi indagado que teve mais de um mês para efetuar o cadastro. Quem viu a cena disse que Zé Augusto colocou a mão no peito, como se estivesse sentindo dores, e saiu para longe dos profissionais de comunicação. Em seguida, um pouco mais para frente, já andava normalmente. Assim, não respondeu às demais indagações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;