Memória Titulo
Industrial de Mauá a caminho do centenário
Por Ademir Medici
17/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O historiador Moacyr Antonio Ferrari, de Mauá, nos lembra de mais um aniversário da Associação Atlética Industrial, veterana em Mauá, que adota como símbolo o Galo Preto. “Se possível usar como pano de fundo aquele pergaminho que a página Memória utilizou recentemente”, sugere Moacyr.

E não é que a moldura do pergaminho bolado pelo infografista Agostinho Fratini, da Editoria de Artes do Diário, está fazendo escola...

Ontem Memória citou duas indústrias pioneiras da região, a Tecelagem Ipiranguinha, com suas várias denominações ao longo de mais de 70 anos, e a L. Queiroz, fábrica de formicida. Pois hoje, por lembrança do amigo Moacyr Ferrari, focalizamos a fábrica pioneira de Mauá que originou um dos mais antigos clubes do Grande ABC, o Industrial, clube com um belo parque recreativo, esportivo e social em Mauá.

Outubro, pois, também é o mês de fundação da Associação Atlética Industrial. Oficialmente, o clube nasce em 1º de outubro de 1921, dentro de uma fábrica, a Companhia Industrial Pilar, mais conhecida por Fábrica Grande, da Viúva Grande, pioneira no setor ceramista de Mauá – e pelos anos afora as indústrias de Mauá e Grande ABC sempre apoiaram os setores de lazer e esportivo dos seus empregados, hoje chamados de colaboradores.

O nome do atual presidente do Industrial é Dr. Carlos Eduardo Gomes. Ele é filho do ex-presidente João Carlos Gomes.

Vida longa ao Industrial – mais quatro anos e o clube completará 100 anos, a exemplo dos já centenários União Lira Serrano, Corinthians, Primeiro de Maio, São Caetano e Ribeirão Pires.

Diário há 30 anos

Sábado, 17 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6575

Manchete – Comissão de Sistematização do Congresso Constituinte aprova a liberdade de greve

Grande ABC – Mauá e Ribeirão Pires rolam dívidas; São Bernardo espera.

São Bernardo – Carlos Drummond de Andrade foi o nome escolhido para batizar uma escola estadual no Jardim do Lago. A escolha nasceu de plebiscito realizado entre alunos e pais pela Sociedade Amigos local.

Memória – De volta a Campo Grande, em Paranapiacaba, focalizamos o monumento em honra ao Bom Jesus, que resiste 30 anos depois.

Polícia – Fuzilam viaturas policiais e morrem em tiroteio na Estrada do Alvarenga.

Em 17 de outubro de...

1977 – Jornalistas e radialistas de São Paulo fundam a Academia Paulista de Jornalismo.

Nota – Quarenta anos depois, as novas gerações de profissionais de imprensa celebram hoje a data com almoço e reorganização da entidade, que tem à frente Luiz Magliocca, secretário executivo.

Homenagem especial será prestada aos fundadores e ao último presidente, Augusto de Godoy, falecido em janeiro.

Santos do Dia

Inácio de Antioquia

Notelmo de Cantuária

Hoje

Dia Nacional do Profissional de Propaganda

Dia do Eletricista

Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

Dia Nacional de Vacinação

Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 17 de outubro:

No Paraná, Abatiá

Em Roraima, Amajari, Cantá, Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã

No Ceará, Cascavel e Jucás

Na Bahia, Ibititá e Irará

No Rio de Janeiro, Piraí

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;