Política Titulo São Bernardo
Em reunião, PT de São Bernardo adia formatação da executiva

Encontro encabeçado por Brás Marinho manteve indefinição sobre direção da sigla

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
04/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A reunião realizada ontem para discutir a nova executiva do PT de São Bernardo não definiu como ficará a formatação no comando da sigla, apesar de o presidente eleito do diretório, Brás Marinho, ser empossado amanhã, em cerimônia conjunta com os próximos mandatários petistas do Grande ABC.

Brás não foi localizado para comentar o resultado da reunião, mas a assessoria do petista informou que ele só vai se pronunciar quando a direção for definida.

O encontro teve a participação de 23 dos 44 nomes eleitos para compor o diretório, evidenciando a divisão que vai se firmando na legenda. Um dos pontos que têm causado controvérsia entre os petistas é a formatação da executiva, que atualmente possui 13 integrantes, mas a corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), que elegeu Brás, cogita deixar a direção com 11 participantes.

O estatuto do PT diz que a direção do partido deve ser formada por no mínimo seis componentes ou até 1/3 do diretório. Desse modo, deve ter no máximo 16 participantes.

Mas, se a executiva seguir os critérios de proporcionalidade após a eleição interna, deverá ter 12 nomes, sendo oito da CNB, um da Articulação Esquerda, um do Capt (Coletivo Ampliado do PT) e dois nomes ligados ao atual presidente da legenda, Wanderley Salatiel.

Outro entrevero interno ocorre entre os grupos de apoiadores do presidente do São Bernardo Futebol Clube e pré-candidato a deputado estadual, Luiz Fernando Teixeira, e do secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli.

Os dois são os nomes mais cotados para pleitear a sucessão do prefeito, Luiz Marinho, em 2016. Desde a vitória de Brás no PED (Processo de Eleição Direta), não se fala em outra coisa no petismo são-bernardense além do escolhido para tentar manter a sigla no comando da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;