Esportes Titulo No Dell'Antonia
Santo André vira capital do kung fu

Cerca de 500 atletas de toda a América chegam
à região para disputa do 1º Pan no fim de semana

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
07/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Santo André vai se transformar, a partir de hoje, na capital do kung fu do continente americano. Isso porque aproximadamente 500 atletas de 23 países começam a chegar à região para a disputa do 1º Pan-Americano da modalidade, no Ginásio Pedro Dell''Antonia. A abertura do evento será na sexta-feira, a partir das 19h, enquanto as competições – nas categorias infantil, juvenil, adulto e sênior – serão no sábado e domingo, a partir das 8h30.

O Brasil terá a maior delegação do campeonato, com 140 atletas, sendo nove deles da unidade Santo André da academia Peng Lai, para satisfação do diretor e shifu Luiz Leonardo de Sousa, idealizador e organizador do evento, que também é um dos técnicos da Seleção Brasileira.

“Santo André recebeu a primeira academia de kung fu do País e a cidade abraçou a ideia de sediar o campeonato. Minha expectativa e dos atletas é que o evento signifique um divisor de águas para o esporte. Queremos fazer com que a sociedade conheça a arte marcial que preza por respeito e disciplina, não tem limite de idade e abre portas”, destacou o shifu – que significa professor ou mestre.

Ainda de acordo com Luiz Leonardo, o evento terá grande valia aos competidores. “Vai dar chance a eles de pleitear a Bolsa-Atleta”, exaltou, referindo-se ao auxílio dado pelo governo federal àqueles que participam de competições oficiais e têm resultados de destaque, além de bom posicionamento no ranking nacional. “Hoje em dia conseguir patrocínio é difícil em qualquer modalidade. Acaba caindo no paitrocínio, que é o pai do atleta bancando os custos mesmo em esportes mais conhecidos”, complementou.

Além do Brasil, participarão do campeonato Argentina, Barbados, Bermuda, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Guiana, Jamaica, Santa Lúcia, México, Paraguai (segunda maior delegação presente, com 46 atletas), Peru, Porto Rico, Trinidad e Tobago, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela.

MASCOTE

A mascote do 1º Pan-Americano de Kung Fu será o pinguim Ping Fu. O nome foi escolhido por 26 mil alunos de escolas municipais de educação infantil e ensino médio de Santo André para batizar um dos três filhotes da ave que nasceram no pinguinário do Sabina Escola Parque do Conhecimento. A organização está providenciando a reprodução do animal em tamanho humano e vai fazer parte da divulgação pelas ruas da cidade e animação do público durante o evento.

PASSEIOS

Os atletas, técnicos e demais integrantes das delegações que virão a Santo André serão levados pela organização para dois passeios turísticos e culturais: à vila histórica de Paranapiacaba e ao Sabina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;