Setecidades Titulo São Bernardo
Prefeitura remove
3 barracos irregulares
da comunidade DER

Famílias dizem não ter para onde ir e reclamam que administração não pagará auxílio aluguel

Por Drielly Gaspar
Especial para o Diário
02/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Três barracos foram destruídos na manhã de ontem na Rua Sebastião Borges de Oliveira, na comunidade DER, em São Bernardo. Conforme vizinhos, a Prefeitura recebeu denúncia de que as famílias haviam invadido parte do terreno. Na terça-feira, elas receberam notificação com prazo de 48 horas para deixar o local.

Os moradores contaram que, por volta das 9h, funcionários da administração bateram nas portas das casas e iniciaram a remoção de telhas e paredes com as pessoas ainda lá dentro. “Estávamos com nossos filhos pequenos e começaram a quebrar tudo”, reclama a desempregada Carla Viana, 29 anos.

As famílias tentaram negociar para que o prazo fosse estendido em uma semana, mas não obtiveram sucesso. Aproximadamente 11 pessoas foram despejadas e afirmam não ter para onde ir. Elas reclamam que não receberão auxílio aluguel.

Os moradores chegaram ao local há quatro meses e escolheram uma parte do terreno invadido para ocupar. Segundo os vizinhos, não estariam prejudicando os demais barracos. “Quando começaram a construir aqui, fiquei feliz porque antes o espaço era ocupado por usuários de drogas”, afirma a desempregada Marli Silva Souza, 35.

Procurada, a Prefeitura afirmou que as moradias irregulares eram recém-construídas e foram removidas pelo Serviço de Controle de Adensamento Habitacional. A administração destaca que os responsáveis pela tentativa de ocupação são moradores do próprio DER, que retornaram às suas residências de origem.

Na ocasião também foram apreendidos materiais que seriam utilizados para a construção de outras casas sem autorização. A área do DER pertence à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que tem a responsabilidade de executar a urbanização e regularização fundiária do assentamento para as famílias que moram na área.

A Prefeitura afirmou ainda que o controle do adensamento tem como objetivo garantir a viabilidade dos projetos de urbanização e regularização fundiária dos assentamentos precários no município. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;